“Amor, vira de lado que você está roncando”. Se você ronca, ou convive com alguém que ronca, com certeza já ouviu ou falou essa frase alguma vez na vida. Mas você sabe de onde vem o ronco?
O Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, selecionou uma matéria do portal mdemulher que explica como são “gerados” os roncos.
Primeiro, é bom explicar que os músculos da garganta e da boca são como uma sanfona. Quando estão esticados, o ar passa, silenciosamente, mas ao relaxarmos, por exemplo quando estamos dormindo, os músculos ficam cheios de dobrinhas, que vibram com o entra e sai de oxigênio, provocando assim os roncos. Ai o som produzido pelo ar que passa nas cordas vocais cheias de dobrinhas, ecoa pela cavidade bucal.
Estima-se que entre 40 a 60% da população mundial ronca.
Conheça 5 fatores que contribuem com o ronco:
- Excesso de peso: A gordura que acumulamos no organismo não se aloja apenas na barriga. O excesso de gordura torna a linha maior e mais flácida, aumentando o risco de travar a garganta. Além disso a faringe e pescoço incham, dificultando a passagem do ar. Todos esses fatores juntos transformam a cavidade bucal em um potente amplificador
- Ser do sexo masculino: homens já saem em desvantagem no assunto. Isso porque a testosterona relaxa a garganta, mas a progesterona (hormônio feminino) diminui o risco de obstrução. É comum que mulheres quando entram na menopausa passem a roncar.
Conheça os outros fatores no texto na íntegra http://goo.gl/RDRFJg
Deixe um comentário