Apesar do aumento nos casos de depressão infantil, muitas pessoas ainda ignoram o fato de que crianças podem desenvolver o transtorno. Ainda, existem indivíduos que acreditam que crianças não podem ficar deprimidas. Afinal são jovens e felizes, o que os preocupa? Além do mal entendido, a depressão também é considerada um assunto tabu.
A depressão infantil é um problema de saúde real e tem suas particularidades
Portanto é um problema de saúde grave, que se não tratado aumenta os riscos de episódios depressivos futuros. Ademais, quando não tratada na infância e adolescência pode representar risco de suicídio.
A depressão pode ter origem biológica, psicológica e social. Por isso, um tratamento individualizado que considera todos estes aspectos tem mais chances de sucesso. Aliás, diversos estudos científicos já provaram a eficácia do tratamento em crianças e adolescentes.
O que seu tipo sanguíneo diz sobre sua saúde?
A depressão infantil pode ser oculta e, por isso, esquecida facilmente. Logo o diagnóstico e tratamento podem transformar e salvar vidas.
Os movimentos sociais e discussões acerca da saúde mental estão acabando com os estigmas sobre o assunto, com isso mais pessoas estão acessando a informação.
A depressão é um problema de saúde sério que pode interferir negativamente na capacidade da criança se conectar com familiares e amigos, realizar as atividades diárias, frequentar a escola e manter a concentração. Além de impedir que curtam sua infância.
A depressão, ou transtorno depressivo maior o termo médico usado, se trata de uma alteração de humor. Muitas pessoas não compreendem o problema por acreditar que é um transtorno relacionado a um sentimento de tristeza profunda, porém existem outros sentimentos envolvidos como um vazio e até a ausência de sentimentos.
A perda do prazer para realizar atividades da rotina, Anedonia. Ou a falta de ânimo e de vontade, Anomia, são algumas das consequências da doença. Assim como ela interfere na qualidade do sono, apetite e memória.
Crianças que enfrentam problemas graves ou crônicos de saúde são mais propensas a desenvolver depressão.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como sobre depressão infantil em: https://bit.ly/2llKNxS
Deixe um comentário