A consciência acerca da saúde mental está aumentando, o que é muito importante para que todos sejam capazes de entender seus limites e procurar ajuda. Ainda que, as pessoas tenham enfrentado a depressão desde o início dos tempos, hoje temos mais recursos para auxiliar os indivíduos na compreensão e administração dos sintomas.
A depressão é uma tristeza permanente que afeta o dia a dia. Em sua variedade mais branda, pode significar se sentir desanimado. O que não é um impedimento para tocar o barco, porém, torna tudo sem valor e mais difícil de realizar. Já em sua variedade mais severa, pode ser fatal, uma vez que pode levar a pessoa a ter pensamentos suicidas.
Se sentir triste ou infeliz com a vida são emoções que todos experimentamos, mas que passam no devido tempo. No entanto, se essas emoções estão impactando a rotina, não desaparecem depois de algumas semanas ou voltam várias vezes por alguns dias de cada mês, pode ser um sinal de depressão.
Leia também: Avós que cuidam dos netos vivem 10 anos a mais em média
Infelizmente, a depressão é um problema que afeta toda família, não somente quem sofre com a doença. Já que 50% dos grupos que têm um membro depressivo relataram dificuldades para manter o funcionamento saudável do núcleo familiar. Além disso, quando não tratada a doença causa perda do emprego, encerramento de relacionamentos e escolhas pouco saudáveis que interferem no futuro.
As principais causas de depressão
Histórico familiar: se existirem casos da doença na família ou de outra doença mental.
Trauma na primeira infância: eventos que influenciam a forma como o organismo responde às situações de estresse e medo.
Condição médica: dor crônica, deficit de atenção, insônia, hiperatividade, doença crônica são problemas de saúde que aumenta o risco de desenvolver o problema.
Estrutura cerebral: caso o lobo frontal seja menos ativo.
Uso de drogas: consumo indevido de álcool e drogas pode prejudicar a saúde mental.
Também são considerados fatores de risco: alguns medicamentos, eventos traumáticos, baixa autoestima e histórico pessoal de doença mental.
Leia mais sobre o assunto em: http://twixar.me/1XZm
Deixe um comentário