Tristeza, apatia e desânimo, geralmente, são sintomas relacionados à depressão. Ainda que, indivíduos que sofrem com o problema apresentem esses sintomas, eles variam de uma pessoa a outra. No entanto, quando falamos de depressão sorridente em público esses sintomas não aparecem, pois, a pessoa esconde os sentimentos atrás de uma representação feliz de sites mesma.
Indivíduos que parecem perfeitamente felizes por fora, mas são depressivos sofrem do que chamamos de depressão sorridente. Vivendo uma vida pública que é uma representação colorida da realidade, sendo que alguns até consideraram normal.
Quem olha de fora o que percebe é uma pessoa alegre e ativa, que desfruta de estabilidade profissional, família e vida social saudável e que parece otimista, alegre e, geralmente, feliz.
Principais sintomas de depressão sorridente
Acontece que, indivíduos que sofrem de depressão sorridente parecem alegres por fora, mas por dentro enfrentam os seguintes sintomas:
Alterações no peso, apetite e sono;
Fadiga ou lentidão;
Ausência ou baixa autoestima;
Desesperança;
Perda de interesse ou prazer em realizar coisas que antes gostavam.
Acreditar que demonstrar que está sofrendo de depressão é uma fraqueza, que se tornou um fardo. Que esconder os sentimentos é o melhor que pode fazer já que tem pessoas enfrentando problemas maiores. Ou que o mundo ficaria melhor sem sua presença, são emoções que podem atormentar a rotina de quem vive com depressão sorridente.
Diagnóstico do problema
Por causa dos sintomas conflitantes o diagnóstico da depressão sorridente é mais difícil. Outro fator que impede o diagnóstico é o fato da pessoa nem perceber que sofre com o problema, por isso não busca ajuda.
Leia também: Condicionamento físico reduz o risco de ansiedade e depressão
Por isso, em caso de suspeita é preciso procurar um médico de confiança, que irá realizar uma entrevista e entender os sintomas e as mudanças na rotina. Que também poderá encaminhar para um profissional de saúde mental, psicólogo, que vai iniciar a terapia, ou para o psiquiatra que vai indicar medicamentos dependendo do nível de comprometimento da doença.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto em: http://twixar.me/QPwm
Deixe um comentário