Dia 26 de abril foi à data escolhida para comemorar o dia da Hipertensão Arterial no Brasil. A hipertensão é uma doença silenciosa que mata cerca de 300 mil brasileiros por ano, em outras palavras são 820 pessoas por dia.
Uma das características da hipertensão arterial é a ausência de sintomas, o que dificulta o diagnóstico, por isso em grande parte dos casos esse diagnóstico só é feito quanto há complicações. Porém, aferir a pressão com regularidade, pelo menos uma vez ao ano, é a melhor forma de descobrir se você é hipertenso.
A hipertensão arterial acontece quando a pressão arterial está acima do limite visto como normal. Sendo que o limite considerado normal é quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, que é conhecida, popularmente, como 12 por 8.
No Brasil perto de 25% da população sofre de hipertensão, este percentual aumenta para mais de 50% na terceira idade, sendo que 5% das crianças e adolescentes sofrem com a doença.
São diversos os fatores que podem levar a hipertensão sendo alguns deles: o sobrepeso e a obesidade, a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo. Apesar de não ser vista como uma doença unicamente genética, se existirem casos de pessoas hipertensas na família, a pessoa tem mais probabilidade de desenvolver a doença.
A hipertensão é uma doença que surge devido a um estilo de vida que não é saudável. A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção e controle da pressão arterial, outro fator relevante é evitar a obesidade, por meio da manutenção do peso ideal.
Diminuir a quantidade de sal nas refeições é muito importante, por isso adotar uma alimentação saudável com o aumento da ingestão de frutas, verduras e legumes se faz necessário, bem como a redução do consumo de frituras, álcool, não fumar e evitar o estresse. Vale lembrar que quem já é hipertenso não deve parar o tratamento, e aqueles que não são precisam aferir a pressão regularmente.
A função do sódio é regular a quantidade de líquidos encontrados dentro e fora das células, nos casos de excesso de sódio no sangue, acontece uma transformação no equilíbrio entre esses líquidos, essa variação sobrecarrega o coração e os rins, sendo que este fenômeno pode causar hipertensão.
Se a ingestão de sódio for reduzido para o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo a OMS esse consumo deve ser menor que 5gr diárias por individuo. Em torno de 1,5 milhões de brasileiros não teriam que tomar medicação para o controle da hipertensão, e teriam um acréscimo de quatro anos em sua expectativa de vida.
O blog Dr. Saúde, um espaço vinculado a Clinica Homeomed do Dr. Rafael E. G. Karelisky, acredita que a prevenção ainda é o melhor caminho no combate a hipertensão arterial, por isso trouxe este artigo sobre a Hipertensão no Brasil, que pode ser acessado na integra no link: https://goo.gl/Dln0rr
Deixe um comentário