
Apesar das vitórias conquistadas até o momento, ainda estamos longe da igualdade de oportunidades entre os gêneros. Quando a mulher não desfruta das mesmas oportunidades que são oferecidas aos homens a sociedade sofre com isso. Em todo o mundo mulheres são privadas de desenvolverem todo o seu potencial porque estão sujeitas a normas culturais que limitam sua capacidade de crescimento.
No Brasil a saúde da mulher começou a fazer parte das políticas públicas no início do século XX. Nessa época essas políticas se limitavam a gravidez e ao parto. Ainda levou um bom tempo para que as políticas públicas de saúde da mulher se estendessem a outras demandas de saúde feminina. Foi com a criação do (PAISM) Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher que as políticas públicas ampliaram sua abrangência considerando a mulher como sujeito autônomo e participativo das transformações sociais.
Quando falamos de bem-estar estamos considerando a saúde física e mental da mulher. Estudos sobre desenvolvimento demonstraram que políticas públicas e estratégias programáticas que tem como objetivo promover a saúde e bem-estar da mulher, em todos os ciclos de vida, são vitais para que a mulheres desenvolvam todo o seu potencial.
<< Leia outros textos sobre saúde da mulher>>
Mulher e sociedade
A igualdade de oportunidades é outro assunto muito importante quando falamos sobre mulher e sociedade. Uma vez que as condições sociais e normas culturais limitam o acesso das mulheres a saúde, educação e oportunidades de trabalho. Essa dificuldade de acesso culmina na feminização da pobreza, fato confirmado pela maior porcentagem de famílias chefiadas por mulheres que são pobres.
A prevalência da violência baseada no gênero (por exemplo, casos de estupro, tráfico humano e violência doméstica) é outro problema enfrentado pelas mulheres. Isso tem levado ao aumento, substancial, dos casos de mulheres mortas. Mesmo com a criação de Leis como a Maria da Penha o problema de violência contra a mulher ainda é muito significativo e alarmante no Brasil.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre políticas públicas de saúde da mulher no link: https://goo.gl/bLqmr6
Deixe um comentário