Dia 31 de maio foi o dia escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco. E para o ano de 2017 o tema da campanha é Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento.
A campanha tem como objetivo discutir a cerca dos danos que a produção do tabaco tem causado para a população mundial, destacando os problemas socioambientais que esse tipo de produção gera, como por exemplo, a lenha que é utilizada nas estufas durante o processo de secagem das folhas que serão usadas na fabricação dos cigarros. Essa prática leva ao desmatamento causando um desequilíbrio da biodiversidade, o que é muito prejudicial em tempos de fortes alterações climáticas.
No Brasil, já foi feito um levantamento sobre o impacto do tabagismo em nossa economia, esse estudo do SUS revelou que no ano de 2011 foram gastos 23 bilhões de reais com o tratamento das mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo. Sendo que a arrecadação de impostos sobre o cigarro foi de apenas 6 bilhões de reais. Entretanto o custo real do tabagismo no Brasil ainda é subestimado pelas pesquisas, já que muitas delas não incluem a perda da produtividade, os custos referentes ao absenteísmo e as despesas familiares.
O tabagismo é um problema mundial, o número de mortes causadas pelo tabaco é de quase 6 milhões de pessoas ano. Faz parte desse número os não fumantes, conhecidos como fumantes passivos, que compreendem ao total de 600 mil pessoas ano. Se as coisas não mudarem no ano de 2030 chegaremos a marca de 8 milhões de mortes anos causadas pelo tabagismo.
A campanha deste ano pretende mostrar como o tabagismo atrapalha o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para isso vai incentivar os países com a inserção do controle do tabagismo na pauta da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (que é um conjunto de ações e diretrizes para o desenvolvimento sustentável).
O Blog Dr. Saúde, que é uma publicação vinculado à Clínica Homeomed e ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, sabe da importância do combate ao tabagismo, por isso trouxe essa matéria: https://goo.gl/RxW6LS
TAGS: Tabagismo, Saúde, Combate, OMS
Deixe um comentário