Hoje dia 21 de junho marca o início do inverno, a data também foi escolhida para comemorar o dia Nacional do Controle da Asma. Entretanto alguns especialistas acreditam que essa não é a melhor data para essa celebração, pois segundo eles escolher o começo do inverno para discutir sobre a asma alimenta a crença de que a asma é um problema somente da estação, o que é um grande equívoco.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença. No Brasil ela é o terceiro maior motivo de internação na rede pública de saúde (SUS). Em nosso país cerca de 2000 pessoas morrem em consequência da doença anualmente.
A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias respiratórias e o pulmão, sendo que a maior dos casos é de origem alérgica. Cerca de 10 a 20% da população sofre desse mal, as crianças são o grupo mais sofrem com essa doença. São muitos os sintomas ligados a asma, e variam de intensidade e frequência, os mais comuns: falta de ar, chiado no peito, tosse, hipersecreção e aperto no peito.
Uma das razões para tantos casos de morte em consequência da asma é a resistência do paciente em tratar a doença. Por causa da vergonha de tomar cortisona e de ter que utilizar a bombinha perto de outras pessoas, muitas pessoas que sofrem da doença não fazem o seu tratamento corretamente. Algumas pessoas sofrem da falta de informação, é preciso que a equipe de saúde oriente o paciente sobre a importância do tratamento para o controle da doença.
Os asmáticos precisam entender que a ausência de sintomas não significa a cura da doença, os pacientes precisam se conscientizar que terão que tratar a doença durante a vida toda. É preciso salientar a importância do tratamento, pois a asma não tem cura, o que existe é a prevenção e cura mais rápida das crises.
No blog Dr. Saúde, um espaço informativo que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, você encontra matérias sobre saúde e bem-estar, para mais informações: https://goo.gl/MYqv3V
TAGS: Asma, Tratamento, Prevenção, Saúde, SUS
Deixe um comentário