Na desesperada vontade de perder peso de forma rápida e FÁCIL, muitas pessoas se afundam em dietas malucas e sem nenhum fundamento que prometem secar incontáveis quilos em um intervalo de tempo muito pequeno. O problema é que as dietas que prometem resultados milagrosos rapidamente, na maioria dos casos, são extremamente restritivas, NEM UM POUCO SAUDÁVEIS e levam ao que chamamos de efeito sanfona, que acontece quando o corpo recupera todo o peso perdido pouco tempo após voltar ao cardápio de antes.
E quando a dieta acaba, o metabolismo, que se acostumou com a ingestão alimentar pequena, começa a estocar a energia extra em forma de gordura, fazendo o corpo recuperar todo o peso perdido. A longo prazo, isso leva o organismo a criar uma resistência à perda de peso, tornando o processo de emagrecimento cada vez mais complicado.
Mas afinal, qual é a diferença?
Na reeducação alimentar, os hábitos alimentares são mudados de forma processual, respeitando o tempo de cada pessoa e levando o conhecimento, levando a pessoa à conscientização. A perda de peso então acontece sem sacrifícios e os quilos perdidos não retornam, já que os hábitos alimentares são mudados de forma definitiva. Essa é a melhor forma de perder peso: onde é possível comer de tudo, contanto que respeite as quantidades permitidas e a individualidade de CADA UM, pois vale lembrar que nem tudo que faz bem para uma pessoa, fará igualmente bem à outra, já dizia hipócrates.
Enquanto isso, as dietas têm prazo de validade determinado e são baseadas em um cardápio restrito, e se passa uma mensagem de que tem hora para acabar. “Permitindo” a pessoa a retornar aos seus antigos hábitos inadequados.
Qual das duas opções é a melhor?!
Sem DÚVIDAS, a reeducação alimentar. Isso claro, se você estiver procurando por mudanças efetivas em sua vida, com resultados duradouros, sensação de satisfação, bem-estar, qualidade de vida. Ela é a melhor forma de educar o cérebro para aprender a se alimentar melhor, utilizando os alimentos de forma inteligente e saudável, sem se privar de nada e sem passar fome. É um convite à um novo estilo de vida, onde o resultado é sua saúde verdadeira e qualidade de vida!
Nossa colunista: Dra. Bruna Carnelosso é formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional, instituição pioneira no Brasil. Atua também na área em consultório clínico com reeducação alimentar com base na Alimentação Natural, acreditando que a causa de muitas doenças vem de um organismo desequilibrado com carências nutricionais e muito intoxicado. Curta no Facebook / Siga no Instagram.
Deixe um comentário