Muitos pacientes perguntam. Qual a diferença entre doença aguda e doença crônica?
Doença aguda é aquela de resolução rápida, que começa e termina num prazo máximo de 90 dias. Já a doença crônica é a que ultrapassa os 90 dias e que pode demorar meses, ou anos, explicou do Dr. Rafael Karelisky.
Por exemplo, um indivíduo pega um resfriado, esse resfriado começa, trata e o organismo se restabelece num prazo de 15 dias. Logo, é uma doença aguda, completou o Dr. Rafael Karelisky.
Uma sinusite que o corpo levou 1 mês para se restabelecer, também é um quadro de doença aguda, explicou Dr. Rafael Karelisky.
No caso de um indivíduo diabético, que sofre com a doença há 5 anos, temos uma doença crônica. Pressão arterial também é considerada uma doença crônica, falou o Dr. Rafael Karelisky.
Ainda há diferenças dos quadros agudos dentro das enfermidades crônicas. Que são quadros onde as doenças crônicas se agravam e tem um pico agudo. Isso não é uma doença aguda, não podemos confundir uma coisa com outra.
Como a homeopatia diferencia doença aguda e doença crônica
A homeopatia não especifica o tempo de duração da doença crônica. Já no caso da doença aguda tem uma definição que apresenta como aquela enfermidade de curta duração, que cura ou progride para a morte. Assim todo sintoma que surge e continua após 10 dias, pode ser considerada uma doença crônica. Por exemplo, o que acontece em alguns casos de COVID-19.
A doença aguda tem uma fase curta de resolução, no geral de 7 a 10 dias. Após esse período começa a ser questionado se a enfermidade não está se tornando crônica.
O que é doença para a homeopatia?
Para a homeopatia a doença é sinal de desequilíbrio na energia vital, que é o que nos anima, bem como, é responsável pelo funcionamento do nosso corpo, mente e emoções. O que pode desequilibrar a energia vital? Muitas situações.
<<Leia também: Nutrientes que não podem ficar de fora da alimentação ao envelhecer>>
Portanto, quando o indivíduo está enfermo, está doente na sua totalidade. Se a energia vital está doente, vai reverberar em todos os aspectos da vida do indivíduo.
Para alopatia, tratamento convencional, o foco é a eliminação dos sintomas. Já a homeopatia considera a totalidade do indivíduo, tratando a origem do problema, para acabar com os sinais de desequilíbrio do organismo.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para entender como a homeopatia trata doença aguda e doença crônica acesse: https://bit.ly/3xLiTge
Deixe um comentário