Com o avanço da idade as pessoas enfrentam os desafios do envelhecimento. Sendo as doenças mentais alguns dos problemas que mais preocupam os idosos, podemos destacar o Alzheimer e a demência como alguns deles.
Por isso com o propósito de detectar as deficiências cognitivas causadas pela idade, estudantes da UFF (Universidade Federal Fluminense) desenvolveram um jogo para ajudar os médicos encontrar comprometimento cognitivo em pessoas da terceira idade.
Durante a criação dos jogos os estudantes chegaram a resultados similares aos encontrados na literatura médica, no qual indica uma dificuldade dos idosos de solucionar questões relacionadas à memória recente.
Os estudantes pretendem utilizar os jogos para exercitar o cérebro e reduzir a perda da memória que acontece com o passar dos anos.
Empolgados com os resultados conquistados os estudantes já planejam usar outros recursos sensoriais como luz, frio, vento, água ou calor, para trabalhar outras percepções nos idosos.
Entre os efeitos positivos proporcionados pela estimulação sensorial temos o uso do aroma para fixar imagens na mente.
Entretanto, ainda não há confirmação de disponibilidade dos jogos à população.
Como evitar as doenças mentais que surgem com a idade?
Os pesquisadores não sabem se a perda de memória causada pelo envelhecimento está relacionada a morte de células cerebrais, ou redução do fluxo sanguíneo. Porém muitas áreas do cérebro podem ser afetadas.
Alguns lapsos de memória como esquecer onde deixou as chaves de casa, o nome das pessoas ou o que estava fazendo é normal. Contudo, esquecer para o que servem as chaves e o nome dos membros da família, pode ser sinal de um distúrbio mais grave, que precisa ser investigado. No entanto, é possível parar o declínio e reverter algumas perdas.
Sinais da deficiência de vitamina D
Mudanças no estilo de vida são eficazes até nos casos de perda de memória. Já que os mesmos hábitos que protegem ossos, coração e pulmões podem estimular as sinapses cerebrais. Ainda, o cérebro é um órgão relativamente maleável, até na terceira idade.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre os jogos que estão sendo desenvolvidos para auxiliar no tratamento de doenças mentais em idosos no link: https://bit.ly/2ZZITln
Deixe um comentário