A cabeça martela, a sala gira e o estômago revira quando você está sob o efeito da ressaca, tomar um analgésico, neste momento, pode parecer uma boa ideia.
Entretanto, de acordo com uma nova pesquisa beber dois copos de cerveja é mais eficaz no alívio da dor que tomar analgésicos.
No decorrer de 18 estudos pesquisadores da Universidade de Greenwich, em Londres, descobriram que consumir dois copos de cerveja pode diminui em 25% o desconforto causado pela ressaca.
Ao aumentar a quantidade de álcool no sangue para aproximadamente 0,08%, você cederá para o seu corpo um pouco de resistência a dor, portanto uma redução de moderada a grande na classificação da intensidade da dor.
Segundo os pesquisadores “os estudos sugerem que o álcool é um analgésico que efetivamente oferece reduções clinicamente relevantes na classificação da intensidade da dor, o que pode explicar o consumo excessivo de álcool pelas pessoas que sofrem de dor crônica, apesar das graves consequências para a saúde em longo prazo”.
No entanto, ainda não está claro, se o álcool reduz a sensação de dor porque afeta os receptores cerebrais ou simplesmente porque reduz a ansiedade, o que nos leva a acreditar que a dor não é tão ruim.
O Dr. Trevor Thompson, que foi quem liderou a equipe de pesquisa da Universidade de Greenwich, em Londres, disse “o álcool pode ser comparado às drogas opiáceas, substâncias derivadas do ópio, como a codeína, e o efeito é mais poderoso que o do paracetamol.”
Contudo, os pesquisadores esclarecem ainda que os resultados do novo estudo não significam que o álcool é bom para todos.
“Se conseguirmos desenvolver uma droga sem os efeitos colaterais e prejudiciais do álcool, então teremos algo potencialmente melhor do que o que temos até o momento”, completou o Dr. Trevor Thompson.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais esta notiícia curiosa. Matéria encontra no link: https://goo.gl/xBeZ38
TAGS: Dores, Dor Crônica, Analgésico, Paracetamol, Cerveja
Deixe um comentário