Dor do crescimento são dores musculares, inofensivas, que podem atingir crianças entre 3 e 11 anos. Sendo que, crianças de ambos os sexos são afetadas igualmente.
Em alguns casos pré-adolescentes e adolescentes também podem sofrer com o problema.
A dor pode ser sentida nas pernas, geralmente, na panturrilha, na frente da coxa e atrás dos joelhos. Assim como, frequentemente, é pior à tarde ou durante a noite. Às vezes, a dor faz com que a criança desperte enquanto dorme. No entanto, a causa do problema ainda não é conhecida.
Ainda que a criança esteja sentindo muita dor, nenhum dano está acontecendo com os músculos e ossos. A dor do crescimento pode responder a tratamento simples.
Sintomas da dor do crescimento
Dores musculares nas pernas, que podem ser sentidas nas duas;
Movimentar as pernas não reduz nem aumenta a dor, o que indica que as articulações não são afetadas;
A dor vai e volta, ocorrendo, talvez, todas as noites durante uma semana ou mais, ou algumas vezes na semana e, ou, apenas ocasionalmente;
Geralmente, a dor começa no final da tarde ou à noite;
A dor é pior à noite, especialmente no momento que a criança vai dormir;
A dor não atrapalha a corrida ou faz a criança mancar, e desaparece quando a criança acorda;
A dor do crescimento pode atingir os músculos dos braços e cabeças de algumas crianças.
Estresse Infantil
Como já foi dito, as causas da dor do crescimento são desconhecidas. Contudo, algumas pessoas acreditam, erroneamente, que a dor é causada pelo crescimento dos ossos. Porém, os ossos crescem lentamente. Nem mesmo os surtos de desenvolvimento são os responsáveis pela dor.
Em alguns casos as dores aparecem com mais frequência após as crianças terem corrido e brincado bastante. Mas, esse padrão de dor depois de atividade física não é comum a todas as crianças.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre a dor do crescimento em: https://goo.gl/8Lx3KU
Deixe um comentário