A dor nas costas é um problema de saúde que atinge 80% da população mundial. Sendo uma das maiores queixas nos consultórios médicos no Brasil. Todavia, os mitos sobre origem, gravidade e atitudes frente à dor são diversos.
Ainda que pareça grave a dor nas costas é um problema de saúde que possui tratamento na maior parte dos casos. Vejamos a seguir alguns mitos e como acabar com o problema.
Cuidado com o repouso
Muitas pessoas acreditam que evitar atividades físicas melhora a dor, porém essa é uma solução temporária. Uma vez que o repouso prolongado pode intensificar o problema.
Assim como, cada indivíduo possui suas particularidades e rotinas diferentes, por isso somente um especialista pode indicar o melhor tratamento para a dor.
Para corrigir o problema é preciso recorrer à cirurgia
Mais um mito acerca do tratamento da dor nas costas, visto que somente 5% dos casos são corrigidos através de cirurgia. Os outros 95% são tratados com fisioterapia.
Quanto maior a dor mais grave o problema
Nem sempre a intensidade da dor indica a gravidade do problema, já que isso varia de uma pessoa a outra. Dito isso, temos casos de pessoas com muita dor e, outras que não apresentam nenhum sintoma.
Amigo faz bem pra saúde
Afinal a origem da dor nas costas é diversa, inclusive pode estar relacionada à ansiedade, nível de resistência, medo, estímulos externos, entre outros fatores.
Dor nas costas não tem cura
Com o tratamento adequado o problema pode ser resolvido. Para isso é preciso que o médico realize uma avaliação detalhada para determinar a origem do problema.
Enfim, cuidar da postura também ajuda a prevenir dores. Bem como a prática de exercícios físicos previne outros problemas de saúde que podem causar dor nas costas.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações e mitos sobre o problema acesse: https://bit.ly/2QCLkqJ
Deixe um comentário