Já passou a noite fora de casa e sentiu que não conseguia descansar por nenhum motivo aparente? A ciência explica. Veja porque nesse artigo que o Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, selecionou para você!
A pesquisa foi publicada na revista “Current Biology” e conduzida por cientistas norte-americanos da Universidade Brown, em Rhode Island. Trinta e cinco (35) voluntários que participaram do estudo tiverem seus cérebros analisados com técnicas de neuroimagem avançada para chegar ao resultado.
Os participantes foram requisitados a dormir por duas noites no laboratório, com sete dias de intervalo entre as pernoites. Enquanto estavam em sono profundo, suas atividades cerebrais eram acompanhadas pelos pesquisadores.
O estudo concluiu que os dois hemisférios cerebrais se comportam de forma diferente quando você dorme fora de casa. Ao menos na primeira noite, um dos lados do cérebro fica em estado de “alerta”, enquanto o outro está em sono profundo, para prevenir situações de perigo. Resultado? Você não consegue descansar totalmente e pode acordar ligeiramente (ou muito) indisposto no dia seguinte!
O hemisfério esquerdo tinha um padrão distinto do direito, o que fazia com que os participantes respondessem mais aos sonos e tivessem um sono mais leve – mesmo sendo analisados em sono profundo. Na noite posterior, entretanto, as atividades estavam normais.
Leia o artigo na íntegra: https://goo.gl/yO0VfZ
Tags: sono, Dr. Saúde, dormir
Deixe um comentário