Todos estão sendo afetados, de alguma forma, pelo isolamento social estabelecido para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, os idosos são a fatia da população mais impactada pelo distanciamento. Assim como, os casos de depressão durante a quarentena aumentaram, principalmente entre as pessoas acima dos 55 anos, além disso, eles são mais suscetíveis aos mitos acerca do problema.
Como parte do grupo de risco o distanciamento social é a maneira mais adequada para os idosos evitarem o COVID-19. Mas, também os privam do convívio com a família, amigos e comunidades religiosas. Da mesma forma é o grupo que tem mais dificuldade para acessar os recursos necessários para sua sobrevivência como alimentação e medicamentos.
Logo o isolamento pode causar ansiedade, depressão e outros problemas de saúde, assim como agravar os já existentes. Por isso, ainda que exista o risco de pegar o vírus os tratamentos devem ser mantidos.
Aumento dos casos de depressão durante a quarentena
Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo que na faixa etária entre 60 e 64 anos esse número dobra, pois, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) 11,1% dos idosos são depressivos.
Segundo uma pesquisa da Pfizer os idosos são os que mais acreditam nos mitos sobre depressão, já que 16% deles acreditam que é “falta de Deus ou sinal de pouca fé”. Bem como 34% dos indivíduos com mais de 55 anos acreditam que ter uma atitude positiva e alegria são o suficiente para vencer a depressão.
Leia também: Chorar às vezes te faz se sentir melhor? Entenda o motivo!
A ideia de que pessoas bem sucedidas no trabalho, relacionamentos e vida social não desenvolvem o problema é outro conceito impreciso que as pessoas acima dos 55 anos acreditam, sendo um total de 14% dos entrevistados.
Para manter a saúde física e mental durante o isolamento social os idosos precisam se concentrar no que podem realizar como fazer caminhadas diárias (usando máscara), conversar ao telefone com amigos e familiares, ler, fazer palavras-cruzadas e meditar.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre o assunto acesse: http://twixar.me/dHDm
Deixe um comentário