Basta começar a esfriar que quem sofre com alergias como rinites e sinusites entram em crise. Mas, muitas vezes, a pessoa fica em dúvida se o que está sentindo é decorrência de uma crise de sinusite ou se sua dor de cabeça advém de alguma enxaqueca.
Por isso, o Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed e do Dr. Rafael E. G. Karelisky preparou essa guia para ensinar você a identificar se sua dor é sinusite ou enxaqueca.
Sinusite (ou rinossinusite)
É a inflamação das mucosas dos ossos da nossa face, conhecida como “seios da face”, onde fica o nariz e as maças do rosto além dos olhos. O termo rinossinusite vem da soma da sinusite com a rinite. Como é uma inflamação, ela tem um agente causador. Os mais comuns são bactérias, vírus ou algum agente alérgico.
Os sintomas mais comuns da sinusite são:
- Fortes dores de cabeça, com pontada ou sensação de pressão;
- Nariz entupido, com secreção amarela ou esverdeada;
- Cansaço;
- Tosse;
- Dores musculares;
- Febre;
- Falta de apetite;
- No caso de sinusite crônica, os sintomas são mais intensos, além de tosses intensas, principalmente à noite e ao deitar.
<<Leia também: Atividade física reduz depressão em idosos>>
E a enxaqueca?
A dor de cabeça da sinusite pode ser facilmente confundida com alguns quadros de enxaqueca, já que ambas costumam ser fortes. A principal diferença entre ambas é que na sinusite além da cabeça as partes do rosto ficam doloridas (os seios paranasais).
- A enxaqueca, por si só, pode apresentar outros sintomas:
- Sensibilidade à luz, a sons e movimentos;
- Náuseas e tonturas
- Fadiga
Outro ponto a ser observado na enxaqueca é algum motivo que pode ter desencadeado a crise. Jejuns muito longos, falta de sono, estresse excessivo, ingestão excessiva de cafeína ou bebidas alcoólicas são os gatilhos mais comuns para as crises de enxaqueca.
Lembre-se, a homeopatia tem tratamentos com grande sucesso tanto para sinusite quanto para enxaqueca.
Deixe um comentário