Por Dr. Bruna Carneloso
Você acredita em fórmulas mágicas para emagrecer? Tenha em mente: Não existe qualquer coisa externa capaz de fazer algo para você emagrecer. A mudança sempre começa de dentro para fora e requer uma reforma íntima considerável.
Os apelos criados pela mídia, principalmente aqueles que vem acompanhado do frase “Seus problemas acabaram…” tem como finalidade mexer nas suas estruturas mentais mais primitivas (sem que você se dê conta) para fazer com que você compre determinado produto sem se questionar.
As pessoas que possuem algum peso em excesso geralmente tem como objetivo emagrecer. E se este processo for de uma forma relativamente rápida, melhor ainda. No entanto, há inúmeras pegadinhas espalhadas por aí. Então, se este é o seu objetivo, a primeira coisa a fazer é evitar todo o tipo de dietas à base de medicamentos que prometem perder imensos quilos por semana. Isso, pois esse tipo de dietas só vão fazer com que tenha um emagrecimento não saudável e com efeito “ioiô”. Ou seja, todos os quilos que perder vai acabar por adquiri-los rapidamente após deixar a medicação.
Emagrecer – o milagre do autoconhecimento e autocontrole
O processo para emagrecer realmente passa primeiro pela conscientização – de dentro para fora – e compreensão de que em alguns casos exigirá sim alguns “sacrifícios”, sem falar em muitas mudanças de hábitos que vão ser feitas ao longo do tempo.
Para emagrecer não existem milagres, apenas empenho, dedicação e disciplina. E ao contrário do que se imagina, para isso não é necessário o sofrimento. E sim fazer com que a sua mente encontre caminhos para despertar a paixão por uma vida mais saudável em busca do seu equilíbrio.
<<Leia também: Alimentos anti-inflamatório>>
Corpo são, mente sã
Quando mudamos nossa cabeça, mudamos tudo ao nosso redor, incluindo nosso peso. Os excessos saem e como consequência à este novo estilo de vida que assumiu o peso também acompanha.
Para emagrecer não basta somente querer: é preciso colocar em PRÁTICA
As maiores mudanças provavelmente serão com a sua própria alimentação. Ter consciência do alimento que ingerimos além de entender o processo dele no organismo. Mas outros cuidados também podem ser necessários, para quem não tem esse hábito:
- Elaborar e colocar em prática um plano de exercícios físicos adequado, não apenas ao seu objetivo, mas à sua necessidade de gasto calórico;
- Controle e ou aumento de ingestão de água. Não apenas durante à atividade física, mas na rotina diária;
- Controle da ansiedade – Muitas pessoas têm a fome associada à ansiedade ou outros distúrbios de fundo emocional. Por isso, em alguns casos, há sugestão de o acompanhamento de terapia, juntamente com o nutricionista.
Por isso, o título desse texto deixa bem claro: não há milagres para emagrecer. Mas não é impossível. Só depende da consciência e força de vontade de cada um.
Nossa colunista: Dra. Bruna Carnelosso é formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional, instituição pioneira no Brasil. Atua também na área em consultório clínico com reeducação alimentar com base na Alimentação Natural, acreditando que a causa de muitas doenças vem de um organismo desequilibrado com carências nutricionais e muito intoxicado. Curta no . Siga no
Deixe um comentário