Crianças são seres em desenvolvimento, e como seres humanos gostam de desafiar autoridade. Por isso a pirraça faz parte do comportamento infantil. Dado isso a frase “engole o choro” pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da criança. Portanto é preciso resistir a tentação de tentar controlar as emoções das crianças.
Chorar é a forma como a criança expressa suas emoções. Então ao dizer “engole o choro” isso condiciona a criança a reprimir os seus sentimentos. Quando a criança reprime suas emoções acaba se tornando um adulto incapaz de administrar seus sentimentos.
Reprimir os sentimentos causa consequências
O impulso de falar para a criança engole o choro surge nos momentos em que a atitude deveria ser parar, respirar e refletir. Pois a criança precisa externar os seus sentimentos. Sendo o choro a forma que ela utiliza para se comunicar. O choro é usado pelos seres humanos para expressar sentimentos que vão da alegria à tristeza. O importante é o suporte que a criança recebe no momento de explosão.
O melhor a fazer quando a criança começa a chorar é permitir que ela expresse seus sentimentos. Existem algumas frases que você pode dizer em momentos como esses:
- Todas as pessoas se sentem tristes;
- Eu entendo que está difícil agora;
- Estou ao seu lado;
- Sabe que pode falar qualquer coisa;
- Estou aqui para te ouvir;
- Coisas ruins acontecem;
- Eu compreendo o que você está sentindo;
- Sei que quer ficar sozinho agora, mas se precisar estarei por perto;
- Nem sempre as coisas são justas;
- Vou ter ajudar.
Valentina tem dificuldades para dormir
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. A frase “engole o choro” faz parte de nossa cultura, principalmente no caso dos meninos que são criados para não expressar seus sentimentos, pois se trata de um sinal de fraqueza. O que torna essa atitude ainda mais prejudicial para a formação da criança. Leia mais sobre o assunto em: https://goo.gl/uAZHsn
Deixe um comentário