Uma mania de algumas pessoas quase que inconsciente: estalar os dedos pode desenvolver alguns problemas e não devemos praticar esse gesto. Mas de onde vêm esse conselho? Será que tem algum efeito colateral para quem estala? Nós, do blog Dr. Saúde, vinculado à Clínica Homeomed do Dr. Rafael E. G. Karelisky, pesquisamos para saber se essa afirmação é real.
Mau hábito
Primeiramente é importante ressaltar que esse hábito é perigoso. Alguns estudos apontam para esse fato, em especial quando o ato é feito sem uma razão específica, por fazer. Usado como uma forma de aliviar a tensão, engana-se quem pensa que esse efeito é benéfico: além de não liberar a tensão das articulações, esse gesto contribui com o aumento de tensão da área estalada, porque injeta nesse local o líquido sinovial, que é um lubrificante natural do corpo, e sua função é evitar que os ossos se travem.
Ao estalar os dedos e liberar esse líquido, o espaço existente entre as articulações amplia. Bolhas se formam a partir dos gases que se dissolvem nesse lubrificante e, quando essas bolhas se unem, crescem e expandem ao receber mais líquido nesse espaço. Ao fazer esse movimento, há um desequilíbrio nas articulações, desgastando e desenvolvendo fissuras na ossatura.
Saiba mais
Quer saber mais a respeito deste assunto? Confira o link selecionado pelo blog Dr. Saúde com mais informações sobre esse mau hábito clicando aqui.
Deixe um comentário