Ao longo de nosso crescimento separamos nossos sentimentos e pensamentos da oralidade e internalizamos eles. Essa nossa necessidade de falar o que se passa conosco nunca desaparece e pode ser muito útil em momentos em que precisamos reconhecer o que estamos sentindo. Vejamos o porque falar sozinho é sinal de genialidade.
É normal pensar que por falarmos sozinhos podemos estar loucos ou precisando de acompanhamento médico, mas é comprovado que falar sozinho nos ajuda a esclarecer pensamentos e sentimentos. Além disso, nosso cérebro tende a gostar de monólogos: até quando estamos conversando com alguém mantemos uma conversa paralela com nós mesmos.
Benefícios de falar sozinho.
Tendemos a ficar mais calmos e compreensivos com nossos sentimentos ao colocarmos para fora o que estamos sentindo. Conversar com nós mesmos ajuda a manter o foco: ao nos expressarmos oralmente focamos em nossas tarefas e objetivos e visualizamos com mais rapidez o que precisamos fazer. Além disso, estimulamos nossa memória, pois, o mecanismo sensorial é ativado.
Ao falarmos sozinhos colocamos nossas ideias em ordem. Podemos nos incentivar a fazermos coisas que precisamos realizar, além de elogiarmos nossos feitos. Outro grande ponto positivo é que podemos estabelecer objetivos como viagens, aquisições, etc. Ao externarmos essas metas, focamos nossa atenção para planejarmos como iremos alcançar esses planos.
<<Veja mais sobre o assunto: Para não adoecer fale dos seus sentimentos>>
Quando falar sozinho vira prejudicial.
Especialistas confirmam de que o hábito é prejudicial quando quando a pessoa não se dá conta de está falando sozinha. Quando isso ocorre o individuo não nota a presença de outras pessoas ao seu redor ou nega essa companhia. Ao estarmos sozinhos, basta pensar. Quando a fala acompanha o pensamento, mesmo com outras pessoas, é um sinal para prestarmos atenção.
Nesses casos, é recomendável procurar um especialista, já que esse é um sintoma de diversas doenças. Pessoas que usam excessivamente substancias psicoativas, ou algum quadro de psicose, tendem a falarem sozinha com maior frequência.
Deixe um comentário