Você sabia que quando faz uma doação seu cérebro tem a mesma reação de quando você come chocolate ou faz sexo?
Graças a tecnologia fRMI (Ressonância Magnética Funcional) pesquisadores conseguirem mapear a atividade cerebral quando certos atos são realizados, assim num estudo sobre doações para a caridade pesquisadores perceberam que quando as pessoas fazem doações para causas dignas, a região do midbrain é estimulada pelo ato. O midbrain é a região do cerebral responsável pelos desejos e recompensar de prazer, mostrando um vínculo entre a doação e a sensação de prazer.
Essa sensação ou resposta prazerosa que o cérebro dá nesses casos é a causa fisiológica do “brilho nos olhos”, ou aquele sentimento bom que invade a pessoa quando dá alguma coisa, visto que a pessoa pode escolher entre gastar o dinheiro consigo e dar para outras pessoas ou instituições de caridade. Mas será que a doação realmente faz a pessoas mais felizes? Segundo um estudo realizado por pesquisadores ingleses e publicado pela Universidade da Colúmbia Britânica, isso acontece.
O estudo comprovou que pessoas que usaram a maior parte de sua renda com gastos sociais (presentes ou doações) se mostraram mais felizes do que as que usaram com despesas pessoais (contas, despesas com presentes para elas mesmas, entre outras). O estudo comprovou também que o importante é o ato de dar não considerando o quanto.
Assim dar aos outros nos dá prazer, bem como isso nos torna pessoas mais felizes, o que, por sua vez, faz com que tenhamos vontade de dar mais, o que aumenta a sensação de felicidade. Mas quando for pensar em dar alguma coisa pense em como pode melhorar esse ato de afeto e maximizar a sua felicidade.
Essa atitude pode até não ser tão prazerosa quanto sexo ou chocolate, mas já é metade do caminho.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais essa matéria no dia da Caridade para destacar a importância de fazer o bem em nossas vidas.
Matéria o link: https://goo.gl/8c36Mb
TAGS: Caridade, Saúde, Cérebro, Prazer, Doação
Deixe um comentário