Seja escutando um podcast antes do café, ou enquanto malha na academia. Os fones de ouvido são uma companhia constante em nossa rotina. Sendo os jovens a parcela da população que passa mais horas ouvindo música por meio destes dispositivos de áudio. Todavia a exposição prolongada ao volume alto pode causar problemas de audição.
Embora este pequeno objeto tenha o poder de encher nossa vida de som e ritmo, também pode danificar nosso ouvido. Porém, com um pouco de moderação e esforço é possível evitar que isto aconteça.
Moderação do volume e tempo de exposição
Para prevenir problemas de audição duas coisas que precisam ser moderadas são o volume e duração do áudio.
Dito isso volume alto não deve ultrapassar 90 minutos de duração. Se o áudio for maior que este tempo o volume precisa ser reduzido, progressivamente, no decorrer do tempo em que o som é executado. Quanto maior o período, mais baixo o som.
O tipo de fone de ouvido
Além do volume o modelo do fone que será utilizado também faz diferença. Visto que existem 3 tipos diferentes e, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Os headphones, aqueles que ficam sobre a orelha, são bons para bloquear ruídos externos. Isso permite uma melhor qualidade e, consequentemente, escutar música com o volume mais baixo. Porém não é tão portátil quanto os demais.
Como o mau humor do pai pode prejudicar o desenvolvimento das crianças
Os fones earbuds, o tipo mais utilizados, são aqueles colocados na concha da orelha. Por permitir que o ruído externo ultrapasse é mais seguro em ambientes como trânsito, ao ar livre ou perto de outras pessoas. Entretanto, os indivíduos tendem a aumentar o volume para escutar melhor em ambientes muito movimentados.
Fones intra-auriculares possuem uma borracha nas extremidades, que é colocada no canal auditivo. Por isso são bons para evitar barulho externo. Contudo podem ser perigosos para ciclistas ou corredores que necessitam de atenção aos sons externos como trânsito e buzinas de carros.
O volume utilizado nos fones de não deve ultrapassar os 80 decibéis, pois ouvir música alta pode causar problemas de saúde, principalmente, para os jovens.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre os problemas de audição causados pelos fones de ouvido em: https://bit.ly/2SCfhIe
Deixe um comentário