A generosidade bem à saúde. Faz as pessoas mais felizes, mesmo nos casos de pessoas que são apenas um pouco generosas. Pessoas que só fazem coisas pensando em seus próprios interesses são mais infelizes. Pensar em ser mais generoso desencadeia uma transformação em nosso cérebro que nos torna mais feliz. Foi o que descobriu os neuroeconomistas da Universidade de Zurique.
Algumas pessoas já acreditavam nisso há muito tempo, enquanto outras achavam que isso não era possível. A verdade é que aqueles que estão mais preocupados com o bem-estar de seus semelhantes são mais felizes do que aqueles que só pensam em si mesmo. Fazer algo de bom para outra pessoa causa uma sensação de felicidade que os pesquisadores chamaram de “warm glow”.
Em um estudo que foi publicado pela Nature Communications pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, analisaram 50 pessoas que receberam cerca de U$100,00 por algumas semanas. Metade dessas pessoas foi convidada a gastar o dinheiro com ela mesma, enquanto a outra metade foi convidada a gastar esse dinheiro com algum conhecido.
A generosidade bem à saúde
O objetivo dos pesquisadores era descobrir se comprometer-se a ser generoso era o suficiente para fazer as pessoas mais felizes.
As escolhas das pessoas, e sua atividade cerebral, pareciam depender de como eles haviam se comprometido a gastar o dinheiro. As pessoas que se comprometeram a gastar o dinheiro com outras pessoas tomaram decisões mais generosas no decorrer do experimento, quando comparadas com quem se comprometeu a gastar o dinheiro consigo mesmo. Elas também apresentaram mais interação entre as partes do cérebro associadas ao altruísmo e felicidade. Ainda relataram níveis mais altos de felicidade depois que o estudo acabou.
O que ainda não deu para concluir foi por quanto tempo essa sensação de felicidade dura depois que a pessoa foi generosa. Mas outras pesquisas indicam que praticar a generosidade pode influenciar o bem-estar e a felicidade a longo prazo.
Para o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, a generosidade é um sentimento que é benéfico para quem pratica e para quem recebe. Matéria encontrada no link: https://goo.gl/CHVNHQ
Deixe um comentário