Por volta dos 45 a 50 anos o corpo da mulher passa por algumas oscilações hormonais, paralelo a isso, elas também tendem a acumular gordura abdominal. Além da facilidade de ganhar gordura o metabolismo, hormônios, favorece o depósito de gordura na região da barriga.
Portanto, é normal a mulher que teve uma barriga chapada durante a vida toda, que nunca precisou se preocupar com essa região do corpo, precisar se preocupar com a barriga nessa fase da vida. Já que tudo está intimamente relacionado às alterações hormonais.
Quando ocorre a redução do mais importante hormônio feminino, estrógeno, as mulheres têm mais facilidade de acumular gordura na região do abdômen. Lembrando que essa gordura abdominal está localizada em duas regiões: embaixo da musculatura, conhecida como gordura visceral. Aquela gordura que fica ao redor dos órgãos, em muitos casos dentro deles. O que é prejudicial à saúde. E a gordura subcutânea, localizada embaixo da pele, entre a pele e o músculo.
<<Leia também: Não é gordura, é inchaço!>>
Aliás, as alterações hormonais que causam o acúmulo de gordura no abdômen podem acontecer em qualquer idade, que a mulher enfrente a redução do estrógeno. Independente, do tipo de gordura, ambas prejudicam o funcionamento do organismo e sua aparência.
O perigo da gordura visceral
A gordura localizada ao redor e dentro dos órgãos é perigosa, pois, aumenta o risco de ter outras doenças. Então o colesterol e as triglicérides, gorduras que podem entupir as artérias, aumentam o risco de enfartes. Além de proporcionar uma maior dificuldade para perder peso, aumento da insulina circulante, ampliando o risco de doenças. Visto que quando a insulina está alta é mais difícil emagrecer.
O que fazer para reduzir a gordura abdominal?
Primeiro é necessário reduzir a gordura acumulada na região da barriga. Segundo fortalecer a musculatura para manter essa barriga no lugar. Lembrando que com esses passos dá para recuperar a barriga anterior aos processos hormonais causados pela menopausa. Não a forma da juventude. Tudo deve ser realizado com a supervisão de um profissional.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre os perigos à saúde da gordura abdominal acesse: https://bit.ly/3KzVSkw
Deixe um comentário