As emoções são capazes de influenciar positiva ou negativamente nosso organismo. Sendo que mais da metade das doenças têm origem emocional. Aliás, o que chamamos de medicina psicossomática vem sendo estudada desde 1939. As pesquisas foram iniciadas pela AmericanPsychosomatic Society, se trata de uma ciência que reúne práticas da medicina e psicologia para investigar como os fatores sociais e psicológicos interferem no funcionamento do corpo.
Segundo a biologia dos sentimentos e emoções são capazes de gerar e agravar doenças, logo substâncias químicas, germes e traumas físicos não são os únicos causadores de doenças. Uma vez que os muitos problemas de saúde estão relacionados aos desequilíbrios nos padrões emocionais e na maneira negativa que um indivíduo se relaciona com os outros e consigo.
Além disso, as células do corpo são afetadas constantemente pelos sentimentos, pois, conforme a vulnerabilidade de cada indivíduo o corpo pode se tornar mais saudável ou doente. Já que a sensação de tristeza e felicidade são transferidas para a estrutura mental das células que fazem parte do organismo.
Quando pensamos em saúde os sentimentos superam a genética
Quando foi iniciado em 1990, os cientistas que participaram do Projeto Genoma acreditavam que conseguiriam desvendar o código humano, assim como acessar todos os dados de doenças gravadas nesse enorme arquivo. Entretanto, descobriram que os 24 mil genes humanos não influenciam a saúde tanto quanto esperavam. Visto que existem outros fatores, como as emoções, que despertam esses genes.
Leia também: Bebida alcoólica e adolescente: começa cedo e meninas consomem mais!
Alimentação, clima, cultura, espiritualidade, emoções e hábitos têm forte influência na ativação ou dormência dos genes que constituem o DNA, através de um sistema de liga/desliga. Que a predisposição a desenvolver determinada doença fica gravada no DNA é um fato, contudo, a manifestação física de grande parte dos problemas de saúde tem origem emocional.
A forma como nos relacionarmos com o outro impacta nossa saúde, por isso para preservar o equilíbrio do organismo é preciso manter relacionamentos saudáveis, íntimos, seguros e acolhedores. Uma vez que amigos influenciam positivamente a saúde, mais que a genética, riqueza, alimentação e rotina.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre a origem emocional das doenças e sua influência em nossa saúde e bem-estar: http://twixar.me/kn4m
Deixe um comentário