Não tem quem não solte pum! Os gases intestinais podem incomodar e até serem constrangedores em alguns momentos, mas eles são absolutamente normais em todos os seres humanos.
De acordo com especialistas, os gases intestinais são produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão, principalmente após a metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.
Quanto pum é normal soltar por dia?
A quantidade de puns por dia pode variar de pessoa para pessoa.
O ser humano pode eliminar diariamente 10 a 20 flatos por dia.
Mas aqui vai uma informação para que preste atenção: um importante decisor da quantidade de gases produzidos por dia, se você tem ou não um quadro chamado de disbiose intestinal (desequilíbrio da flora intestinal).
Cada organismo têm uma quantidade de bactérias benéficas e outras não no intestino, quando o paciente se alimenta bem e tem uma vida saudável, a disbiose vai ser menor e com isso terá uma produção menor de gases com odores menos fedidos.
Por que fede?
Os gases do sistema gastrointestinal são compostos basicamente por cinco elementos: nitrogênio (N2), oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4).
Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. Por isso, quase todos os puns são inodoros e, diferentemente do que pensamos, a culpa pelo odor ruim não é das fezes. Inclusive, pum nem sempre é sinal de fezes e ele não cheira mal por passar pelas fezes antes de ser eliminado.
O que causa mau cheiro é que 1% do restante de gases são compostos principalmente por enxofre, sendo o principal o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). O cheiro vai depender muito da dieta, sendo que alguns alimentos podem ser responsáveis por produzir mais gases.
Quando o pum pode ser sinal de doença?
O excesso de gases pode ser sinal de doença e uma visita ao médico é indicada quando está associado a um sintoma de gravidade como perda de peso, diarreia crônica, anorexia, anemia, dor abdominal, sangramento nas fezes, vômito com sangue e icterícia.
Mas na maioria das vezes, quando as pessoas reclamam de dor existem outras possíveis causas, tais como: parasitose (qualquer doença infecciosa provocada por um parasita), intolerância à lactose, hipersensibilidade alimentar, intolerância ao glúten não celíaca (dificuldade de digerir a proteína, presente no trigo, centeio, cevada e aveia) e a frutose.
Leia também: https://www.homeomed.com.br/como-criar-saude/
Faz mal não soltar pum?
Se você tem o hábito de segurar o pum, não faça isso. Segurar muito a saída do pum pode provocar dilatação das alças intestinais. Além disso, a contração do músculo do ânus de forma corriqueira ao longo do dia pode aumentar o tônus deste músculo deixando-o hipertrofiado e com isso o paciente terá alguns problemas ao longo da vida como a fissura anal (pequeno corte que ocorre na borda anal).
O que fazer para melhorar?
Existem pastilhas de carvão ativado que ajudam a neutralizar os gases. Mas atenção: se você tomar medicamentos regularmente, o carvão ativado pode inativá-los, sendo contraindicado nesses casos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre como prevenir doenças e promover mais bem-estar acesse: https://bit.ly/3nTUMaN
Deixe um comentário