A homeopatia é um sistema de tratamento natural que trabalha com o organismo para aliviar os sintomas, restaurar e melhorar a saúde geral do indivíduo.
Por se tratar de um sistema extremamente seguro, a homeopatia pode ser utilizada por crianças, idosos e animais. Uma vez que não causa nenhum efeito colateral como o que ocorre com os medicamentos tradicionais. Além de serem acessíveis, os remédios homeopáticos são produzidos com substâncias de origem vegetal, mineral e animal.
Desenvolvida no final do século XVIII por Samel Hahnemann, médico alemão que acreditava “na cura pelo semelhante”. Isso significa, que o que pode causar a doença num indivíduo sadio, em pequenas doses, pode curar o problema em pessoas doentes.
Esse conceito de cura pelo semelhante era similar ao que vinha sendo experimentado pelos métodos de inoculação e vacinação. Sendo que o tratamento desenvolvido por Hahnemann era mais seguro que as práticas médicas do seu tempo, como a sangria.
A homeopatia baseia-se em dois princípios, que vêm sendo investigado ao longo da história da medicina, tanto na medicina oriental como na ocidental.
Cura pelo semelhante
Partindo do pressuposto de que o organismo sabe o que está fazendo, e que os sintomas correspondem às ações do corpo para superar as doenças. Dado que essa resposta de cura é natural nos organismos vivos.
Entenda os perigos da automedicação
Então o medicamento similar estimula a resposta de cura do organismo, dando suporte para finalizar seu trabalho de cura.
Tratamento holístico
A homeopatia é um sistema de tratamento que considera o indivíduo como um todo. Isso significa que além de tratar os sintomas das doenças, a homeopatia investiga a origem do problema. Para isso todos os aspectos da vida do indivíduo são analisados com o objetivo de encontrar o medicamento que mais atende as necessidades de cura do organismo.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre homeopatia e cura pelo semelhando no link: https://goo.gl/QBAcuf
Deixe um comentário