Tratamento homeopático contra a depressão é eficaz
Mais de 17 milhões de brasileiros são vítimas da depressão no País segundo o Ministério da Saúde. Essa é uma doença considerada um transtorno mental comum e que acomete aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sobre este assunto, o Dr. Rafael E. G. Karelisky, da Clínica Homeomed, explica aos leitores do Dr. Saúde informações relevantes sobre este problema.
“A depressão prejudica a pessoa e o seu organismo como um todo, tanto no físico como no emocional”, pontua o Dr. Rafael E. G. Karelisky. Algumas das características que se sobressaem é a tristeza, pessimismo, além das alterações constantes no sentimento de culpa, falta de prazer ou interesse. Pessoas com depressão tendem ainda a ter baixa autoestima, sem descartar possíveis distúrbios na alimentação ou mesmo no sono. Torna-se mais difícil se concentrar e o cansaço pode ser maior que o normal. Fatores como o estresse podem acelerar e intensificar os sintomas físicos da depressão.
Para Karelisky, a depressão pode prejudicar outros aspectos na vida da pessoa que sofre com o que chamam de “mal do século”. “A depressão piora os problemas de saúde, além de deixar a pessoa mais suscetível a outras doenças. A partir do momento que alguns dos principais sintomas forem reconhecidos, é preciso buscar ajuda o mais rápido possível”, destaca o médico da Clínica Homeomed.
Homeopatia
Na etapa do tratamento, o paciente pode contar com o auxílio da homeopatia para enfrentar essa fase. Segundo o Dr. Rafael E. G. Karelisky o tratamento nesse sentido acaba por atender cada sintoma de forma individual, sanando os problemas um a um. Isso porque há inúmeros fatores que levam a uma pessoa a desenvolver a depressão. “É possível realizar esse tratamento, e quanto mais cedo se inicia, melhores são os resultados”, observa.
Ele explica ainda como a depressão é encarada pela ótica da medicina. “A única causa da depressão é um distúrbio químico do sistema nervoso central, sendo que vários fatores se somam do desencadeamento do quadro clínico, como distúrbios emocionais, traumas, perdas, entre outras situações”, diz.
Por exemplo, situações como trauma, dificuldades financeiras ou afetivas ou enfrentar a morte de uma pessoa querida são situações que podem desencadear a doença.
Isso não significa que todos que passam por situações assim necessariamente serão depressivos. Quando diagnosticada, o tratamento envolve terapia e remédios – estes, se o paciente tiver preferência, podem ser substituídos pela homeopatia. Dessa forma, trata-se inicialmente o sintoma mais aparente, evoluindo passo a passo, até conquistar o equilíbrio do organismo. O Dr. Rafael E. G. Karelisky pontua que é um processo mais demorado, porém eficaz.
Pontos positivos
A recomendação da homeopatia no tratamento contra a depressão se dá principalmente porque esta opção não oferece efeito colateral no organismo, uma vez que são doses diluídas e naturais. Outro viés é que se comparado ao remédio industrial, soma como ponto positivo o valor mais acessível às pessoas. A homeopatia não vai tratar a depressão, mas os sintomas acarretados pela doença, aprofundando muito mais o tratamento ao pesquisar o que ocasionou essa situação.
Esse tratamento parte de uma investigação, sem se ater a sintomas vagos mencionados no consultório, mas buscando o que desencadeou o quadro depressivo. Até porque não há a designação específica de “depressão” na homeopatia, mas a identificação de sintomas desencadeados pela doença, como tristeza, raiva, perda, decepção, entre outros. A principal característica dos cuidados homeopáticos é esta: o tratamento é mais humanizado.
Cuidado
É fundamental que, se identificados os sintomas que apontam para uma possível depressão, a pessoa busque auxílio de um médico e seja avaliada por um profissional antes de tomar qualquer decisão referente às formas de tratamento. Procurar um homeopata para dar sequência ao tratamento e acompanhar o paciente também é essencial para evitar riscos e atingir o objetivo, que é vencer os sintomas da depressão com sucesso e retomar a vida normalmente. O homeopata nesse caso vai verificar qual a melhor indicação a partir de um estudo dos sintomas que o paciente apresenta, avaliando o que se encaixa exatamente na necessidade da pessoa depressiva. A mesma recomendação vale para a dosagem do medicamento que será consumido – quem deve definir isso é o profissional da área.
Deixe um comentário