Duas fases marcam a trajetória das mulheres, a primeira está relacionada ao início da menstruação durante a adolescência e a segunda, a menopausa, que nada mais é que a última menstruação.
Não é segredo que toda mulher vive uma montanha russa hormonal, com variação em ciclos alternados de estrógeno e também de progesterona. Para esclarecer algumas alternativas que amenizem os sintomas dessa última fase, o blog Dr. Saúde, por meio do Dr. Rafael E. G. Karelisky, da Clínica Homeomed, trouxe informações importantes sobre tratamentos, em especial envolvendo a homeopatia.
As primeiras manifestações dessa fase ocorrem quando se alcança os 40 anos e só quando o ciclo menstrual se encerra de vez é que a nomenclatura menopausa passa a ser realmente utilizada. Os sintomas iniciais podem ser reconhecidos com a menstruação irregular, acúmulo de gordura na região abdominal e consequente ganho de peso – até 1kg por ano! – E os tão conhecidos calores aparecem.
Sintomas
Por conta dos sintomas se manifestarem aos poucos, fique atenta a algumas características, além das já mencionadas, que podem transformar seu corpo nessa etapa para identificar se você está ou não caminhando para a última menstruação:
– Há perda de massa óssea, conhecida como osteopenia, que torna os ossos mais frágeis;
– A fragilidade também é emocional nessa etapa da vida, tornando as mulheres mais emotivas, com tendência a se isolarem;
– Os famosos calores aparecem principalmente durante a noite;
– Pode haver quadro de falta de sono ou sono excessivo;
– A pele se torna mais seca e isso também reflete nas secreções genitais;
– Dores articulares podem ser comuns;
– A aparição de nódulos, miomas ou verrugas é uma dessas características, uma vez que há tendência ao desenvolvimento de tecidos no corpo.
As mudanças não ocorrem de uma hora para outra, o processo é gradativo e a paciente passa também por transformações emocionais além de físicas. A recomendação inicial do Dr. Rafael E. G. Karelisky mostra que é possível amenizar os sintomas adotando algumas medidas no dia a dia como se alimentar de forma saudável, realizar exercícios físicos com regularidade e reduzir o consumo de alimentos gordurosos, chocolate e doces. Essas pequenas mudanças na rotina refletem positivamente na saúde de qualquer pessoa.
Tratamento homeopático
Além dos hábitos saudáveis, recorrer a um tratamento homeopático pode atenuar os desconfortos dessa fase. “A homeopatia é uma ótima alternativa para o tratamento dos sintomas do climatério, que é o início do processo da menopausa. É também uma medida muito recomendada para esse tipo de problema por ser um tratamento natural e livre de hormônios”, destaca o Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Não há contraindicação em adotar a homeopatia como tratamento até que os sintomas cessem ou amenizem. Já os tratamentos com hormônios sintéticos devem ser cuidadosamente avaliados em cada caso de cada paciente, uma vez que essa alternativa gera consequências para o organismo, como varizes ou trombose venosa e também alterações nas mamas. “A homeopatia é a principal alternativa de tratamento no lugar dos hormônios”, pontua Karelisky.
Pilares
Para iniciar um tratamento com homeopatia, é preciso entender os quatro pilares que regem essa opção, que são: experimentação, lei da semelhança, remédio único e doses mínimas. A primeira mostra que todo remédio homeopático é obtido somente depois de experimentações. A segunda aponta que, dentro dessa experimentação, o remédio que mais se assemelha aos cuidados referente à doença deverá ser escolhido.
No caso do remédio único, significa que é melhor que haja somente um remédio para o tratamento. Por último, doses mínimas, é o cuidado necessário com o paciente, para que não abuse da quantidade medicamentosa. Todos esses cuidados são tomados visando a qualidade de vida de cada paciente. Vale lembrar que os organismos são diferentes uns dos outros e cada um responde de maneira distinta a cada tratamento.
Nunca utilizei homeopatia, e agora?
As interessadas em começarem um tratamento com a homeopatia e nunca recorreram a essa alternativa podem se beneficiar das melhorias oferecidas sem preocupação. “Sempre é tempo de se iniciar um tratamento homeopático, não havendo nenhum tipo de prejuízo para a paciente. Sintomas como calores, depressão, sudorese, secura da vagina, pele e cabelos, diminuição da libido, entre outros, podem ser evitados ou contornados através da homeopatia”, ressalta o Dr. Rafael E. G. Karelisky da clínica Homeomed.
Cada paciente manifesta um sintoma próprio, por isso o cuidado na hora de investigar o caso e definir qual o remédio deve ser usado. Por meio da homeopatia é possível oferecer às mulheres, através da substituição por medicamentos naturais, os hormônios que o organismo não produz mais. Livre dos sintomas da menopausa, a saúde e disposição de toda mulher aumentam e só resta então curtir o que a vida proporciona de bom em cada fase.
Maria Bernadete Diogo diz
Estou na menopausa calores memória oscilante perda de sono que fórmula seria pra ese sintomasfalta de paciência humor péssimo e chorona .
admin diz
Maria, agende uma consulta com um médico homeopata da sua confiança. Pois há outros sintomas e ações que devem ser levados em conta.
Boa sorte