Cabelos brancos, rugas e esquecer onde estacionou o carro, envelhecer pode parecer assustador. Além disso, existem problemas de saúde que chegam com o avanço da idade. Com a queda da natalidade e o aumento da expectativa de vida, o número de idosos cresce rapidamente em todo o planeta.
Por isso, é importante entender os desafios enfrentados pelos indivíduos conforme envelhecem. Dito isso, a cidade e a sociedade precisam se preparar para proporcionar mais qualidade de vida e apoio às pessoas com mais de 60 anos. Aliás, existem medidas preventivas que podem ser adotadas para garantir um envelhecimento mais saudável.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 3 em cada 4 idosos sofrem com alguma doença crônica como perda de audição, diabetes e hipertensão. Vejamos a seguir as doenças mais comuns da terceira idade:
Doenças cardiovasculares
É o grupo de doenças que mais causam mortes entre a população idosa. Obesidade, tabagismo e sedentarismo são fatores que podem desencadear ou agravar o problema. AVC, angina no peito e infarto fazem parte desse grupo.
Diabetes mellitus
Em função de alterações no organismo, envelhecimento, redução da massa muscular e aumento de gordura o corpo começa a não processar e responder à insulina como deveria, o que pode facilitar o surgimento do diabetes tipo 2.
Catarata
Doença que atinge uma parte do olho se instalando no cristalino, que com o tempo fica menos transparente, causando um aspecto opaco no olho. Sendo que o acompanhamento permite o diagnóstico logo no início do problema, facilitando o tratamento.
Leia também: Reeducação alimentar – Confira algumas dicas!
Doença de Alzheimer
Não é um problema específico da velhice, também não é natural que idosos apresentem sintomas relacionados à demência. Mas, quando ocorre é sinal de uma doença clínica que pode estar relacionada à depressão ou Alzheimer, por isso necessita de investigação médica para encontrar a origem do problema.
Perda de audição
Processo natural do sistema auditivo, em que a perda gradual da capacidade de escutar sons agudos é o primeiro indício do problema. Que pode ser agravado pela falta de tratamento.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Conheças as demais doenças que enfrentadas pelas pessoas na terceira idade em: http://twixar.me/q9Wm
Deixe um comentário