Assim que o bebê nasce um dos primeiros desafios dos pais é a limpeza correta na hora de trocar as fraldas. Uma vez que nos casos onde a higienização não é realizada corretamente problemas de saúde podem ocorrer, sendo a infecção urinária em bebê um deles.
Por isso sempre que for trocar a fralda é preciso atenção redobrada para limpar a região da melhor forma. Assim que tirar a fralda limpe o local no sentido da região genital para o ânus. Além disso, comece a higienização pelo cocô, visto que as fezes não devem entrar em contato com a uretra.
Pois é o contato das fezes com a uretra que causa a infecção urinária. Dito isso assim que perceber que o bebê fez cocô a limpeza precisa ser realizada imediatamente, com o objetivo de evitar este contato.
Antes de levar a criança até a banheira para dar o banho, limpe a área para evitar o possível contato das fezes com outras regiões do corpo através da água.
Como saber se o bebê está com infecção urinária
Os sintomas de infecção urinária são: perda de peso, febre e redução do apetite. Em virtude disso sempre que um recém-nascido apresenta febre o médico recomenda o exame de urina.
Conforme a criança fica mais velha, a partir de um ano, outros sintomas surgem: desconforto, ardência ao urinar e aumento na quantidade de vezes que a criança faz xixi.
Tecnologia e criança: Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o uso e efeitos associados a problemas de saúde!
Como a infecção urinária em bebê pode estar relacionada à higienização incorreta da região, a melhor maneira de evitar o problema é ampliar os cuidados na hora de limpar a região. Bem como evitar que o bebê fique durante longos períodos com a mesma fralda. Usar produtos neutros quando for lavar as roupa do bebê e uma forma de evitar outros tipos de infecção.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para saber mais sobre como evitar infecção urinária em bebê acesse: https://glo.bo/2ZfiJPq
Deixe um comentário