Além da pandemia de COVID-19 que está longe de acabar, estamos enfrentando um surto de Influenza (H1N1, H2N3 e H3N2), sendo esta última uma nova cepa da doença. Vejamos as semelhanças e diferenças dessas enfermidades.
Sintomas
Já começamos com o fato de que algumas pessoas que contraem ambas são assintomáticas. Com relação aos sintomas os mais comuns apresentados pelas duas são:
Febre e/ou calafrios
Tosse
Dispneia
Fadiga
Odinofagia
Mialgia
Cefaleia
Náuseas e vômitos
A COVID-19 também causa perda de olfato e paladar. Sintomas que fazem muitas pessoas desconfiarem do problema e buscar auxílio médico.
Período de transmissão
Quando falamos de Influenza os sintomas podem levar de 1 a 4 dias para surgir, no caso da COVID-19 de 2 a 14 dias. A partir do primeiro dia de contato o indivíduo é capaz de transmitir a doença, tanto no caso da Influenza, quanto da COVID-19. O período mais crítico da Influenza é entre o 2° e 4° dia, mas a etapa de transmissão consegue se estender até o 7° dia após a infecção. No caso da COVID-19 o período de transmissão pode se estender até o 10° dia depois do contágio.
Transmissão
Através de gotículas liberadas durante espirro, tosse e fala para ambas. A transmissão também pode acontecer através de contato físico, como aperto de mão, e por meio de superfícies contaminadas. Que pode ocorrer durante a fase de incubação, assim como ser disseminada por indivíduos assintomáticos.
<<Leia também:Como aumentar a imunidade do organismo?>>
Os Grupos de risco são os mesmos: idosos, pessoas com comodidade e mulheres grávidas. Porém, a COVID-19 é mais contagiosa entre estes grupos. Enquanto a influenza apresenta maior risco de complicações para crianças saudáveis.
Já a COVID-19 provoca Síndrome Inflamatória Multissistêmica (que causa manchas pelo corpo, febre intermitente, olhos vermelhos, barriga inchada e pés/mãos que descascam) em crianças. Uma complicação rara da doença.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre o assunto acesse: https://bit.ly/3tcMQox
Deixe um comentário