No dia 01 de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Idoso, essa celebração tem como objetivo enfatizar a importância de valorizar as pessoas idosas e as suas contribuições para a sociedade. Além de discutir sobre os desafios do envelhecimento no mundo contemporâneo.
Em todo o mundo a população está envelhecendo em ritmo acelerado. O processo de envelhecimento apresenta muitos desafios e oportunidades. Pois haverá um crescimento da demanda por cuidados de saúde primários e de longa duração na vida desse idoso. Também exigirá uma força de trabalho maior e especializada, assim como será crescente a necessidade de ambientes mais inclusivos às pessoas da terceira idade.
Esses investimentos podem levar a uma maior contribuição do idoso dentro da família, comunidade local e sociedade.
Para as pessoas mais velhas o envelhecimento é um desafio diário, uma vez que algumas delas não conseguem trabalhar. As políticas públicas destinadas à população idosa não atendem, quando existem, todas as necessidades dos idosos. As pessoas na terceira idade ainda sofrem por causa dos estereótipos criados pelas mídias. Esses e outros problemas colocam os idosos a margem da sociedade, excluindo-os em suas comunidades.
Idosos que sentem que sua existência é um fardo podem começar a acreditar que não tem função dentro da sociedade. Esse pensamento pode levar a depressão e isolamento social. Algumas pesquisas já comprovaram que idosos que possuem pensamentos negativos vivem menos do que os que possuem atitudes positivas.
Os riscos de demência aumentam consideravelmente com o avanço da idade. Cerca de 25 a 30% da população com idade igual ou superior a 85 anos possuem algum grau de declínio cognitivo. Nos países de baixa e média renda o acesso aos cuidados necessários nesses casos, geralmente, são escassos ou inexistentes. Suas famílias também não encontram apoio financeiro para cuidar melhor desses idosos.
É preciso que toda a sociedade se reúna e tente encontrar formas de melhorar a vida em sociedade das pessoas da terceira idade.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais essa matéria para salientar a importância de políticas públicas para melhorar a vida dos idosos. Saiba mais em: https://goo.gl/xSjDQr
Deixe um comentário