Existe a crença de que fazer longos períodos de jejum na dieta, ficar sem ingerir comida, e reduzir calorias é a mesma coisa. Porém um estudo acaba de derrubar esse mito definitivamente.
Uma pesquisa realizada recentemente apresentou um dado que não é muito bom às pessoas que estão acostumadas a fazer jejum na dieta para acelerar a perca de peso. Segundo Alicia Kowaltowski, médica que coordenou o estudo, feito com ratos, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, alternar momentos de comilança e jejum na dieta podem levar a perda de massa muscular, diabetes e aumentar a fabricação de radicais livres.
Os ratos foram utilizados como comparativo, pois eles simulam o hábito de uma pessoa que come descontroladamente e não prática atividade física. Em laboratório os ratos se alimentam o dia inteiro e não fazem nenhum tipo de atividade física, o que os leva a engordar e desenvolver diabetes.
Já é de conhecimento da comunidade cientifica, desde 1935, que a diminuição das calorias na dieta dos ratos melhora a saúde dos animais. Entretanto encontrar a dieta correta para os bichos é trabalhoso, uma vez que é preciso ir testando a quantidade necessária de comida até encontrar a porção ideal.
Por isso muitos pesquisadores ao redor do mundo usam o jejum na dieta como mecanismo de controle da forma física dos ratos. Isso elimina o processo de ficar medindo a comida até encontrar a dieta mais eficaz.
Jejum na dieta pode causar diabetes e causa alterações no metabolismo
Os pesquisadores notaram que o grupo de ratos submetidos ao jejum sofrem mudanças no metabolismo da glicose, comprometendo a produção do hormônio insulina causando a diabetes. Nos demais grupos, os que comiam todos os dias e tiveram dieta controlada, não foi detectado esse problema.
A equipe de pesquisadores observou também outro problema relacionado ao jejum que foi a redução de peso como uma consequência da perca de massa muscular.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais essa matéria interessante. Saiba mais em: https://goo.gl/1G1Eom
Deixe um comentário