Os problemas intestinais são mais frequentes do que imaginamos, principalmente entre as mulheres que são as mais prejudicadas por esse mal. Segundo levantamento duas a cada três mulheres sofrem de algum tipo de distúrbio intestinal, os mais comuns são gases, inchaço, sensação de peso e prisão de ventre.
O acumulo de gases no intestino faz com que a barriga inche ficando mais aparente, isso afeta a autoestima das mulheres interferindo em suas relações sociais. Aliás, a prisão de ventre é um problema social, pois ela interfere na rotina das pessoas.
A prática de exercícios físicos ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo na região abdominal e a musculatura favorecendo o funcionamento do intestino. A seguir alguns exercícios que vão ajudar a melhorar as funções do intestino:
Caminhada: caminhar rapidamente de 35 a 45 minutos;
Pular corda: vinte minutos diários aumenta o fluxo sanguíneo no intestino, entretanto em pessoas com excesso de peso o indicado é ir aumentando o ritmo gradativamente;
Ioga: posturas que contraem o abdômen são as mais indicadas, assim como as flexões para frente;
Sentimentos negativos como estresse, raiva, ansiedade e nervosismo podem influenciar negativamente o funcionamento do intestino, pois dificultam os movimentos peristálticos.
Os hormônios femininos também interferem no funcionamento do intestino, pois o aumento da progesterona diminui os movimentos do tudo digestivo, por isso no período de ovulação é mais difícil fazer o número dois.
Alimentação pobre em fibras e líquidos retarda o funcionamento do intestino.
O bom funcionamento do intestino não está relacionado com a frequência de evacuação, essa frequência varia de pessoa para pessoa, assim nem todos vão ao banheiro com a mesma regularidade.
Os laxantes podem ajudar a minimizar os problemas de prisão de ventre, contudo devem ser usados somente com indicação médica. No caso dos medicamentos homeopáticos o cuidado é o mesmo, só devem ser administrados com recomendação médica.
Os suplementos e fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, mas não devem substituir o consumo de verduras, legumes e frutas.
Essa é mais uma matéria que o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, quer compartilhar para melhorar a sua saúde intestinal.
Matéria no link: https://goo.gl/RXpg6b
TAGS: Prisão de Ventre, Intestino, Dieta, Gases, Constipação
Deixe um comentário