Os produtos do tabaco estão entre os itens que mais poluem o planeta, contendo mais de 7 mil produtos químicos tóxicos, que se infiltram em nosso meio ambiente quando descartados.
Cerca de 4,5 trilhões de filtros de cigarro poluem nossos oceanos, rios, calçadas, parques, solo e praias todos os anos, disse o diretor de Promoção da Saúde da OMS, em um comunicado.
Produtos como cigarros, tabaco sem fumaça e cigarros eletrônicos também contribuem para o acúmulo de poluição plástica.
Os filtros de cigarro contêm microplásticos e constituem a segunda maior forma de poluição plástica em todo o mundo, segundo a OMS.
Os riscos do tabagismo
O hábito de fumar afeta diretamente a saúde individual e coletiva, sendo os produtos derivados do tabaco associados a diversos problemas de saúde, incluindo as doenças cardiovasculares e o câncer. Todos os anos a indústria do tabaco custa ao mundo mais de 8 milhões de vidas, de acordo com estimativas da OMS.
O Ministério da Saúde alerta que fumar é uma prática que oferece riscos mesmo quando ocasionalmente, uma vez que não existe nível seguro para o consumo da nicotina.
Quem fuma de vez em quando pode se tornar um fumante regular, devido ao risco do vício. Além disso, existem outras três variáveis que podem agravar o vício: a quantidade, a regularidade e as associações.
Regularidade
Se um indivíduo fuma todo final de semana, em alguns meses ele terá atingido o valor equivalente ao que caracteriza um fumante regular, justamente pelo aumento da regularidade, a segunda consequência do fumo de final de semana.
Sendo assim, a cada final de semana a exposição ao tabaco aumenta. E quanto maior a exposição, maior o risco de contrair qualquer doença relacionada ao cigarro.
Existe abstinência em quem fuma ocasionalmente?
Para quem fuma ocasionalmente, é preciso avaliar o contexto no qual o fumante está inserido. Analisar o que está levando essa pessoa a manter esse hábito, como o estado emocional, por exemplo.
A nicotina atua na região de recompensa e tem a capacidade de fazer associações para liberar essa recompensa.
Ela alivia temporariamente estresse, ansiedade e, muitas vezes, a pessoa termina se habituando a encontrar os amigos no final de semana em uma situação agradável onde vai existir uma associação muito frequente do cigarro com a bebida.
É preciso então compreender até que ponto a pessoa está tendo uma dependência da nicotina, ou está sentindo falta do contexto que levou ao consumo do tabaco com os amigos em um evento específico, é essencial.
Deixe um comentário