Diversas regiões no Brasil apresentaram aumento do número de casos graves de COVID-19. E tem mais pacientes que precisam receber atendimento, pois têm doenças graves ou estão em tratamentos prolongados, interromperam suas consultas, porque estão com receio de ir até os hospitais buscar atendimento, em função disso estão negligenciando seus tratamentos de saúde.
Desde que o novo coronavírus se tornou uma prioridade do sistema de saúde no Brasil todos os esforços foram direcionados para a pandemia de COVID-19, e não poderia ser de outra maneira. Entretanto, agora começam a aparecer algumas das consequências dessa movimentação. O que vai demandar muita criatividade para dar conta dessa segunda carga que o sistema de saúde vai enfrentar. Por exemplo, pacientes com doenças prevalecentes como as cardiovasculares e câncer, que são submetidos a tratamentos de saúde crônicos, e que precisam voltar e fazer visitas periódicas tiveram suas consultas suspensas.
Carga mental cansa e leva à doenças
No Incor (Instituto do Coração) são realizadas todos os anos aproximadamente 250 mil consultas. O que dá uma média aproximada de 20 mil consultas mês e 1000 consultas dia. No entanto, nesse momento essa demanda foi interrompida. E precisa ser dessa forma, uma vez que precisamos lidar com a pandemia. Contudo, se trata de pacientes que necessitam de acompanhamento, mas que não estão sendo realizados nesse momento. Sendo o agravamento da situação desses pacientes uma consequência dessa paralisação.
Atendimento de telemedicina para manter o tratamento de saúde
Todavia novas estratégias estão sendo desenvolvidas, como atendimento por telemedicina, entre outras opções que temos disponíveis.
Também existem os casos onde a doença surge dentro do contexto atual, ou se torna aguda, como é o caso de um paciente que tem um infarto do miocárdio. Esses pacientes também estão com a presença reduzida nas salas de emergência. Ainda não sabemos qual é a causa dessa anormalidade, se tem relação com o receio das pessoas de estarem expostas ao vírus quando precisam buscar atendimento hospitalar, ou por atentarem a recomendação de permanecer em suas casas.
Esse conjunto de fatores é preocupante, já que estes pacientes deveriam estar recebendo atendimento, um atendimento muito específico.
Já existem pesquisas sendo realizadas que mostram essas anomalias no momento da pandemia, onde todas as atenções se voltam ao atendimento dos pacientes que foram acometidos pelo COVID-19, quando ocorre essa retração do sistema.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o impacto da pandemia do COVID-19 no sistema de saúde em: https://bityli.com/LgvIt
Deixe um comentário