Quando as pessoas falam sobre os malefícios do estresse para a saúde apontam grandes eventos transformadores como agentes estressores, por exemplo, a perda de um ente querido. Entretanto diversos estudos sugerem que o que passamos no cotidiano são mais prejudiciais. Tudo que ocorre diariamente e faz parte da rotina da vida moderna: trânsito, atrasos em voos, a bateria do celular acabar durante uma ligação importante, etc., isso também pode ser prejudicial a saúde.
O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, só perde para o Japão. Quem vive nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro sofrem mais por causa do estresse que as pessoas que vivem em cidades do interior.
Claro que ficar preso no trânsito diário não vai fazer a pessoa ficar doente, o que é prejudicial são os episódios ininterruptos da rotina somados. Quando as situações se acumulam causam grande impacto na saúde física e emocional, principalmente quando a pessoa ainda não se recuperou de um momento de estresse e já precisa enfrentar outro.
LEIA TAMBÉM: Falar sozinho é sinal de genialidade: Oralidade a seu favor
Estresse do bem
Existem situações em que o estresse é necessário, o chamado estresse do bem. São momentos nos quais o estresse provoca uma resposta rápida em nosso cérebro diante uma situação de perigo, como por exemplo, ao atravessar a rua uma pessoa corre ao perceber que tem um carro se aproximando.
O estresse crônico pode causar o aumento da pressão arterial, que aumenta o risco de doenças cardíacas. Assim como o aumento dos hormônios do estresse afeta o sistema imunológico causando inflamação crônica. Um problema que está associado a uma série de doenças graves, incluindo o câncer.
O estresse é mais significativo para as mulheres, uma vez que elas possuem mecanismos de enfrentamento deficitários. Quando as situações de estresse acontecem a mulheres, tendem, a ficar revivendo. Elas contam para amigos e parentes o que faz o momento estressor se estender mais do que o necessário.
LEIA TAMBÉM: Qual o poder da fé na saúde?
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, sabe que ter uma vida livre de estresse é impossível. Porém quando você sentir que uma situação está aumentando os seus níveis de estresse pare e pense “vale mesmo a pena ficar tão chateado por causa disso e prejudicar a minha saúde?”. Saiba mais em: https://goo.gl/ZoSsdK
Deixe um comentário