Segundo texto publicado no portal do Governo do Estado de São Paulo, uma rodada do cachimbo narguilé é equivalente a fumar 100 cigarros. O texto garimpado pela equipe do Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia de qualidade em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, alerta sobre os males dessa tradição árabe que virou moda entre os jovens e adultos brasileiros.
O narguilé, ou cachimbo d’água, assim como o cigarro, causa dependência e pode causa câncer e doenças cardiovasculares. Segundo afirma o texto, dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), os tabacos usados no cachimbo, independente das essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão que um cigarro comum. O equivalente a fumar 100 cigarros em uma rodada de Narguilé.
Outro mal do hábito do cachimbo d’água é que o carvão, usado para ascender também é inalado e é prejudicial à saúde. Se tivéssemos que elencar, ainda temos outro risco a ser considerado no uso do cachimbo, que é o do compartilhamento, já que as piteiras por onde se fuma são compartilhadas, aumentando o risco de doenças como herpes labial ou outras mais graves como tuberculose e hepatite C.
Leia o texto na íntegra: https://goo.gl/d33pVe
Deixe um comentário