Conforme levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), todos os estados brasileiros apresentaram crescimento nos dos casos de Covid-19, nas últimas semanas. Fenômeno causado por diversos fatores, como comportamento da população e características da circulação do vírus.
A nova onda de contágio da Covid-19 teve início no final de outubro e início de novembro, lembrando que todas as ondas que ocorreram no Brasil estão relacionadas ao surgimento de uma nova variante. Por exemplo, a variante Ômicron que provocou pico em janeiro deste ano.
No momento, a variante predominante dessa nova onda é a BQ.1, que carrega a proteína Spike, responsável pelo aumento da capacidade de infecção. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) essas mutações permitem que a BQ.1 tenha mais poder de ataque sobre o sistema imunológico, por isso, se faz necessário uma análise futura para avaliar uma provável maior capacidade de reinfecção do vírus.
Fatores comportamentais
Além de maior poder de transmissão, fatores relacionados ao comportamento populacional como as eleições, que facilitou o encontro de pessoas, e redução no número de indivíduos com doses de reforço, influenciaram esse crescimento no número de casos.
<<Leia também: Homeopatia é terapia integrativa. Mas o que é isso?>>
Segundo levantamento do PNI (Programa Nacional de Imunização) 77 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço da vacina da covid-19, e 24 milhões não tomaram a segunda dose de reforço.
Sintomas da nova variantes
Os principais sintomas são coriza e dor de garganta, sendo que a maior parte dos infectados não apresentam falta de ar ou outros sintomas que necessitem de internação. Também temos dor de cabeça, febrícula, cansaço e calafrio, sendo o cansaço o sintoma que mais impacta nessa variante.
Uso de máscara, higienização das mãos e evitar o contato com pessoas infectadas são as medidas mais efetivas para evitar o contágio do covid-19. Por isso, com a chegada das festividades de final de ano é preciso manter as medidas de prevenção, especialmente pessoas com mais de 70 e 80 anos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre o aumento dos casos de covid-19 acesse: https://bit.ly/3h1Rjqv
Deixe um comentário