Que o pensamento positivo e a felicidade fazem bem à saúde, ninguém discute. Mas um fato importante está sendo observado nos procedimentos médicos e hospitais do mundo todo. É cada vez mais comum médicos e hospitais incluírem nas recomendações aos pacientes o otimismo, bom humor e espiritualidade como forma de fortalecimento da esperança. O Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia de qualidade em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, sempre antenado no que pode ajudar os pacientes a encontrarem sua melhor forma de saúde, foi buscar informações e apresenta todos os aspectos desse tema.
Os assuntos otimismo, bom humor e fé na saúde já foram tema de inúmeras reportagens na imprensa nacional e internacional. Ao estimular o bom humor e espiritualidade o objetivo dos médicos é criar condições emocionais positivas, que, como já provado pela ciência, são eficazes no combate às doenças ou processos de cura.
Remédios para alma
Esse incentivo ao otimismo, pensamentos positivos e espiritualidade já fazem parte de hospitais conceituados no Brasil, como o Incor em São Paulo ou a Rede Sarah Kubitschek no Rio, além de ser adotada por hospitais de renome no mundo todo, como o Instituto do Câncer nos Estados Unidos.
O importante é que se observou que em centro de tratamentos de doenças graves, como câncer, que exigem do paciente uma força e coragem monumental a adoção dessa postura mais positiva traz benefício imediato aos pacientes. Por isso foi chamado de remédio para alma.
Pesquisa
Como em medicina nada se muda sem ser comprovado por pesquisas. Então a observação pelos médicos de que pacientes apoiados em algum tipo de fé se mantem em esperança durante o processo de recuperação e apresentam realmente melhores prognósticos se levou a estudos mais profundos. Hoje há dezenas de estudos em andamento.
A revista científica BMC Câncer sugerindo que o otimismo é um fator de proteção contra o câncer de mama. “Verificamos que mulheres expostas a eventos negativos têm mais risco de contrair a doença do que aquelas que apresentam maiores sentimentos de felicidade e positivismo”
Os médicos observam também, que pacientes que tem postura e gestos positivos, se cuidam mais, alimentam-se bem, e fazem direito a fisioterapia ou tratamento proposto, mesmo que seja dolorido. Há uma explicação biológica para isso. Está provado que a manutenção de um estado de um estado de espírito mais seguro e esperançoso desencadeia no organismo reações que só trazem o bem. Se o paciente é otimista, encara um problema de saúde como um desafio a ser vencido. Nesse caso, as alterações ocorridas no corpo poderão ser usadas a seu favor.
Na revista Annals of Family Medicine – publicação de várias sociedades científicas voltadas ao estudo de medicina da família – há outra mostra do que vem sendo obtido. Uma pesquisa divulgada na revista revelou que homens otimistas em relação à própria saúde de alguma forma ficaram mais protegidos de doenças cardiovasculares.
O bom humor é capaz de promover o aumento da produção de hormônios que fortalecem o sistema de defesa, fundamental quando o corpo precisa lutar contra inimigos. Além disso, o riso provoca relaxamento de vários grupos musculares, melhora as funções cardíacas e respiratórias e aumenta a oxigenação dos tecidos.
Ellen Juliana Lopes de Faria diz
Concordo plenamente com essa matéria, passei por uma doença muito grave em minha família, mas a fé e o pensamento positivo nos levou a vitória, nos possibilitou ver um milagre de perto, e em um ambiente hospitalar onde tudo parece pesado e triste passamos 141 dias como se fosse um piscar de olhos, e definitivamente quando se tem fé em Deus, amor e esperança alcançamos o impossível.
homeomed diz
Ellen obrigado pelo seu depoimento.
É gratificante saber que nosso conteúdo reflete o sentimento das pessoas.
Compartilhe com mais pessoas.
Um abraço