Ambos os pais são importantes na vida das crianças. Enquanto a mãe atende a todas as necessidades dos filhos, o pai se envolve mais com jogos e brincadeiras. Entretanto, hoje o pai está mais envolvido nos cuidados com os filhos que a geração anterior. Assim o papel do pai vem se ampliando em nossa sociedade.
Quanto melhor for o relacionamento dos pais mais as crianças entenderão o que é uma relação de colaboração e amor. Quando os pais se comportam como uma equipe que funciona bem, isso ajuda as crianças a aprenderem como resolver as coisas da melhor forma possível.
Casais se desentenderem vez ou outra é normal. O importante é manter o respeito mútuo até quando estão brigando, para que as crianças aprendam a resolver conflitos de maneira saudável.
O pai desempenha um papel fundamental para o bem-estar emocional de seus filhos, pois são cuidadores e disciplinadores capazes. Estudos mostram que os pais são afetuosos, solidários e evolvidos, além de contribuírem muito para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças, assim como no desempenho escolar, sensação de bem-estar e autoestima.
O relacionamento de pai e filhos pode influenciar os demais relacionamentos que o indivíduo terá durante a vida, pois o padrão de relacionamento com os pais será usado como parâmetro para outros tipos de relacionamentos, isso interfere não somente em como o indivíduo se enxerga, mas em como ele se relaciona com os outros. Bem como o que a pessoa considera aceitável e amoroso.
Crianças com relacionamento mais próximo com o pai tendem a ter menos problemas comportamentais, bem como são menos propensas a se envolverem com álcool e drogas.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais essa matéria interessante para celebrar o Dia dos Pais, e destacar a importância da figura paterna na vida das crianças.
Matéria no link: https://goo.gl/5FbKtV
TAGS: Dia dos pais, Papel dos pais, Paternidade, Família, Criança
Deixe um comentário