
Com a chegada do final de ano temos o início das celebrações como amigo secreto, Ceia de Natal e Réveillon. Um período festivo para todos, mas que pode ser desafiador para algumas pessoas, em virtude da necessidade socialmente imposta de mostrar alegria. Uma situação que despertar em alguns indivíduos a síndrome de final de ano.
Dezembrite, como também é conhecida, são transtornos mentais que têm como origem a chegada das comemorações de final de ano, que podem provocar estresse, tristeza e ansiedade.
<<Leia também: Depois dos 40 anos melhora…>>
A síndrome de final de ano foi observada há 40 anos, por pesquisadores da Universidade de Virginia, nos EUA, quando começaram a estudar uma piora dos transtornos mentais durante o mês de dezembro.
Causas da síndrome de final de ano
Como já dissemos a necessidade de demonstrar felicidade no final de ano é um gatilho para algumas pessoas. Assim como as ceias de Natal e Réveillon, onde o indivíduo precisa conviver com parentes nos quais a relação não é boa, ou por causa da perda de um ente querido.
Positividade tóxica
Ter que parecer grato e feliz no final de ano pode ser muito estressante, além de causar a sensação de desconexão com o mundo. Para evitar cobranças que impactam o emocional é necessário compreender que cada indivíduo é único, e que está tudo bem não se sentir festivo.
Metas
Outro aspecto do final de ano que causa muita ansiedade são as metas para o próximo que se inicia. Além disso, têm a cobrança relacionada às metas que não foram cumpridas. Emoções normais nesse período do ano, porém, que podem se intensificar levar ao adoecimento.
Solidão
É um sentimento que afeta com mais intensidade pessoas que vivem sozinhas e não têm contato com parentes. Ocorre que, até indivíduos que têm proximidade com familiares podem experienciar a solidão do final de ano.
Saudade
A ausência dos que já partiram é mais uma emoção que pode surgir nessa época do ano, sendo que as comemorações podem levar a pessoa a reviver o luto.
Caso alguns desses sentimentos estejam afetando sua rotina, busque auxílio médico. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre a síndrome de final de ano acesse: https://bit.ly/3PjrTkQ
Deixe um comentário