A chegada de um bebê na família vem repleta de felicidade e também palpites por todos os lados. Aquelas velhas crenças populares acabam deixando qualquer mãe de cabelo em pé. Já ouviu falar em pôr a moeda no umbigo do bebê para cicatrizar? E a teoria que cerveja preta ajuda a aumentar a produção de leite? Essas são somente algumas das orientações dadas às mães.
É bom lembrar que nenhuma dessas crenças que passam a fazer parte da rotina das futuras mamães têm algum embasamento científico, porém muitas mulheres passam a seguir à risca todas as recomendações feitas – seja por crença ou por medo de desapontar. Pensando em te orientar da melhor maneira a lidar com essas especulações que o blog Dr. Saúde resolveu pesquisar sobre o que é mito e o que é verdade das principais “dicas” sugeridas às mães.
É comum, por exemplo, ouvir que deixar o bebê dormindo de barriga para cima pode fazer com que ele engasgue. Este é um mito, pois quando a criança dorme nessa posição, ela tem liberdade para virar a cabeça para qualquer lado caso sinta algum incômodo – e caso realmente aconteça, a tosse é quase que instantânea, o que chamará certamente a atenção dos pais. A posição que realmente pode oferecer risco é deixar o bebê de barriga para baixo. Dessa forma, os movimentos ficam limitados e eles ficam sujeitos a asfixia.
Outros termos que não raro são ouvidos podem ser: que bolsa de água quente pode melhorar a cólica ou que o leite deve ser sempre servido morno ao bebê. Ficou curioso em saber se você já ouviu algum desses termos ou se eles realmente retratam a realidade? O blog Dr. Saúde separou um link com todas essas informações: http://goo.gl/cmWzcZ
Deixe um comentário