O outubro rosa, campanha mais conhecida do mundo, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. A campanha surgiu na década de 1990 nos EUA. Já no Brasil a primeira iniciativa aconteceu em 2002 na cidade de São Paulo, quando o Obelisco do Parque Ibirapuera recebeu uma iluminação rosa.
O câncer de mama é resultado da multiplicação de células anormais na região dos seios, que forma um tumor com potencial de se espalhar para outros órgãos. Existem diversos tipos de câncer de mama, sendo que a maioria tem boa resposta ao tratamento, caso seja diagnosticado e tratado no início.
É o tipo mais comum de câncer de pele entre as mulheres, e o que causa mais morte. Apesar de também afetar homens, somente 1% deles desenvolvem a doença.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco temos:
- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Uso prolongado de contraceptivos orais;
- Sedentarismo;
- Não ter tido filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Histórico familiar de câncer de ovário e/ou mama.
Sintomas
A presença de um nódulo único, enrijecido e não dolorido é o primeiro sinal da doença. Por isso, é tão importante realizar o autoexame regularmente, para identificar o problema no começo.
<<Leia também: Homeopatia é aliada da Saúde da Mulher na Terceira Idade>>
Outros sintomas são: deformidade ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, aumento dos gânglios na região das axilas, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
Diagnóstico
Através de mamografia, raio-X da mama, para identificar possíveis nódulos. Além de exame clínico e outros exames laboratórios para fechar o diagnóstico.
Também é feita biopsia para entender o estágio e extensão do tumor.
Tratamento
O tratamento varia conforme o tipo e estágio do câncer de mama.
Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos que matam as células cancerígenas), radioterapia (radiação) hormonoterapia (remédios que bloqueiam a ação dos hormônios femininos) e cirurgia (para retirada do tumor, ou mastectomia que é a retirada completa da mama).
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para saber mais sobre o assunto acesse: https://bit.ly/2N8jHSF
Deixe um comentário