Durante os primeiros meses do isolamento social decretado em virtude da pandemia de COVID-19 ocorreu um aumento dos casos de ansiedade e depressão. O que incentivou o consumo de medicamentos para aliviar os problemas de saúde mental, que agravaram em função da alta taxa de mortalidade da doença e ausência de atividades que auxiliam na redução dos impactos do problema.
Segundo dados do Ministério da Saúde a procura por estabilizadores de humor, ansiolíticos e antidepressivos atingiu a marca de 80% em alguns casos. Indicando um agravamento no quadro de saúde da população que já trata problemas de saúde mental.
Quando comparado com o mesmo período do ano passado o crescimento foi de 5,75%, conforme dados da IQVIA, consultoria especializada do setor farmacêutico. Sendo que o mês de maio foi o que apresentou maior comercialização de antidepressivos, 9,62% segundo a consultoria.
O uso de medicamentos fitoterápicos durante a pandemia
Além do crescimento nas vendas dos remédios tradicionais, os medicamentos fitoterápicos também tiveram sua busca ampliada, especialmente os utilizados para tratar depressão e insônia.
Do mesmo modo, a pesquisa por esse tipo de medicamento nos sites de busca cresceu no decorrer do distanciamento social incentivado pelo novo coronavírus. Tanto que a filial brasileira da farmacêutica Aspen Pharma percebeu um aumento de 59% na procura por seus medicamentos fitoterápicos com relação a 2019.
A sensação de incertezas provocada pela pandemia impulsionou a automedicação, logo incentivando a busca virtual por remédios que atuem no sistema nervoso e tratem sintomas de pânico, estresse, depressão e ansiedade.
Leia também: Os cheiros também contam a história da humanidade
O Brasil já era considerado o país mais ansioso do mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com 10% da população enfrentando problemas emocionais relacionados à ansiedade. Pois, segundo levantamento realizado em 2019, 12 milhões de brasileiros sofrem com depressão.
De acordo com especialistas quem apresenta problema de saúde mental precisa intensificar os cuidados em períodos desafiadores como o que estamos enfrentando. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre a influência da pandemia na saúde mental em: http://twixar.me/Xclm
Deixe um comentário