Problemas de pele se tornaram mais evidentes durante a pandemia, isso acontece devido ao isolamento social estabelecido para reduzir o contágio da COVID-19. Como existe uma ligação entre o sistema nervoso e a pele. Além disso, a ausência de sol e o estresse provocado por longos períodos em casa afetam negativamente a saúde.
Segundo especialista a psoríase foi o problema de pele mais recorrente no período de quarentena. Mas, também foi verificado um aumento dos casos de queda de cabelo, caspa, espinha, rosto vermelho e pele oleosa, que são doenças relacionadas ao aumento do estresse.
Apesar de ser uma doença de origem genética mudanças na rotina e estresse podem desencadear a psoríase. Entretanto, existem outras causas para a desordem, sendo que, algumas pessoas apresentaram sintomas como enxaqueca e dor no estômago. Contudo, somente a falta de sol não é o suficiente para provocar doenças.
Problemas de pele têm origens diversas
Ainda que a ausência de sol reduza os níveis de vitamina D no organismo, não é o bastante para causar danos à saúde. Aliás, existem relatos de pessoas que perceberam uma redução de manchas escuras no rosto em virtude da menor exposição ao sol e o uso regular de máscara.
O tratamento e cuidados necessários para curar a COVID-19 também causaram problemas de pele em indivíduos que enfrentaram a doença, como inchaço, feridas na pele e vermelhidão. Da mesma forma, tivemos o aumento dos casos de dermatite de contato em profissionais que usaram equipamentos de proteção como botas de borracha, luva e aventais, uma vez que eles dificultam ou impedem a transpiração.
Leia também: Reeducação alimentar – Confira algumas dicas!
Pacientes que realizam tratamento da psoríase tiveram o agravamento da doença em função da dificuldade de buscar medicamentos e atendimento durante a quarentena.
Já no caso da acme, problema de pele que atinge mais adolescentes entre 12 e 15 anos, o estresse não é a única causa o distúrbio, já que durante o período a alimentação também foi um tanto caótica.
Em caso de aparecimento ou agravamento dos problemas de pele é necessário buscar ajuda médica. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como a pandemia interferiu na saúde da pele em: https://bityli.com/0Yxl2
Deixe um comentário