Quem nunca ouviu falar que devemos cortar o pão branco de nossa dieta? Por muito tempo acreditamos que o grande vilão escondido nas fatias desse alimento eram os carboidratos. Entretanto, o grande problema do pão branco não é o carboidrato mais sim o amido, que causa problemas ao organismo e ao processo de emagrecimento.
A equipe do blog Dr. Saúde, espaço informativo que é vinculado à Clinica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, vai contar como o amido pode ser prejudicial a sua saúde, através das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo doutor Miguel Ángel Martínez-González catedrático da Saúde Pública da Universidade de Navarra, e professor visitante de Harvard desde junho de 2016, um dos responsáveis pelo relatório Predimed, o mais abrangente até o momento sobre a dieta do Mediterrâneo.
Segundo o doutor Martínez-González, em entrevista ao jornal El País, consumir pão branco é o mesmo que ingerir glicose. Martínez é um grande defensor da dieta do mediterrâneo, que como já foi comprovada diminui os riscos de infartos, derrames e câncer. Apesar de muitas pessoas afirmarem que conhecem ou fazem a dieta do Mediterrâneo o sobrepeso ainda é um problema, isto porque, segundo Martínez os jovens acabam incorporando a dieta americana com a inclusão de carne vermelha processada ao cardápio.
Martínez explica que o pão branco deve ser visto como um grave problema de saúde na Espanha, visto que o ele é um amido que o corpo converte em açúcar rapidamente, isto significa que sua ingestão corresponde a receber uma dose de glicose.
Isso acontece porque a farinha refinada utilizada no preparo do pão branco, de acordo com González, converte-o em um combustível de rápida absorção. Em pessoas que tem problemas de sobrepeso ou possuem rejeição a insulina esse processo se transforma numa verdadeira bomba.
A indústria alimentícia troca o grão integral pela farinha refinada no preparo dos pães porque esta resiste mais, elas têm grande utilidade comercial, só que é retirado delas a parte mais nutritiva que retarda a absorção dos açucares pelo organismo. É preciso consumir menos pão branco e mais do integral.
Ao chegar ao estomago o pão branco logo é digerido e absorvido. Porém sua rápida digestão não é assim tão positiva, já que ele causa um aumento rápido na quantidade de glicose no organismo. Assim, como não assegura uma saciedade, o alimento dificulta a dieta porque amplia as possibilidades do individuo precisar fazer uma nova refeição.
As pessoas ainda confundem tratamento precoce e exames com a medicina preventiva. Contudo, o mais importante é o estilo de vida e a dieta. Se algumas atitudes simples forem tomadas como: não fumar, se manter magro, fazer alguém tipo de atividade física, comer de maneira saudade e controlar a pressão arterial, a mortalidade cardiovascular diminui 76%.
Essa pesquisa foi garimpada na web e pode ser acessada no link: https://goo.gl/sg950m
TAGS: Dieta, Pão Branco, Homeopatia, Amido, Saúde
Deixe um comentário