O Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, selecionou um texto que explica tudo sobre pelos encravados.
Segundo o texto, os pelos são formados de queratina e células mortas e são responsáveis pelo isolamento térmico da nossa pele, ajudando a proteger o organismo de possíveis agressões do ambiente.
Ao nascerem, do fundo do folículo píloso os pelos possuem duas partes: a raiz e a haste. A raiz fica implantada na derme, camada intermediária da pele, localizada abaixo da epiderme. Já a haste é a parte que se projeta acima da superfície da pele. O pelo encrava quando não consegue sair do folículo piloso, ou seja, não tem força para romper a camada de queratina que se forma na epiderme.
O crescimento do pelo é um processo ininterrupto, por isso quando ele não ter força para estourar a camada de queratina, ele continua crescendo, mas dentro da pele. O corpo humano reconhece que há algo estranho e produz uma reação inflamatória quando esse pelo passa a nascer sob a pele. Essa inflamação ganha o nome de foliculite, e parece uma espinha.
A foliculite pode ou não apresentar pus, e pode coçar e doer. Algumas vezes é possível enxergar, sob a pele, o pelo enrolado, dentro da foliculite. Leia mais sobre pelos encravados e saiba como agir quando um surgir: https://goo.gl/vavN8w
Deixe um comentário